Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação pelo Olhar em Computação Vestível: uma Interface para a Internet das Coisas

Processo: 16/10148-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Carlos Hitoshi Morimoto
Beneficiário:Carlos Hitoshi Morimoto
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Auxílios(s) vinculado(s):17/50121-0 - AREThA: gaze interaction for the internet of things through augmented reality, AP.R SPRINT
Bolsa(s) vinculada(s):18/12247-4 - Interação pelo Olhar em Computação Vestível: uma Interface para a Internet das Coisas, BP.TT
17/04406-2 - Interação pelo olhar em computação vestível: uma interface para a Internet das Coisas, BP.TT
Assunto(s):Visão computacional  Interface usuário-computador  Realidade aumentada  Computação vestível  Internet das coisas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Computação Vestível | Interação Humano Computador | Internet das Coisas | Realidade Aumentada | Visão Computacional | Interação Humano Computador

Resumo

A Internet das Coisas (IoT) vai permitir que um grande número de dispositivos se comuniquem conosco para os mais diversos propósitos. Criar uma forma eficaz, segura e robusta para interagir com esses dispositivos é um dos grandes desafios dessa área emergente. Nesse projeto propomos investigar o uso de plataformas computacionais vestíveis, enriquecidas com a informação do olhar, para interação com dispositivos IoT. Apesar de vários avanços recentes da computação vestível (CV), essa tecnologia ainda não atingiu grande alcance comercial, em parte devido a dificuldade de interação e limitação de suas aplicações. O estado atual da tecnologia de interação pelo olhar também apresenta restrições apesar de ser utilizada com relativo sucesso em interfaces para pessoas com deficiências físicas. Uma possível contribuição desse projeto será o desenvolvimento de uma forma ainda pouco explorada de interação em computação vestível. Em particular, para interações simples e rápidas em um contexto de IoT, o olhar pode fornecer à plataforma vestível informações importantes sobre o contexto para serem utilizadas pelas aplicações vestíveis.Um primeiro objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento de uma plataforma computacional vestível composta basicamente por um notebook, uma micro-monitor montado à frente do olho do usuário e um rastreador de olhar. Serão investigados dois modelos de monitores, um monocular e outro binocular. Uma vez construída essa plataforma, investigaremos como o olhar pode ser utilizado na interação, desenvolvendo novas interfaces de realidade aumentada para dispositivos IoT controladas pelo olhar. Esse projeto será desenvolvido com a participação de vários alunos da graduação e pós-graduação da USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (11)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELMADJIAN, CARLOS; MORIMOTO, CARLOS H.; ACM. GazeBar: Exploiting the Midas Touch in Gaze Interaction. EXTENDED ABSTRACTS OF THE 2021 CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS (CHI'21), v. N/A, p. 7-pg., . (15/26802-1, 16/10148-3)
BORSATO, FRANK H.; DIAZ-TULA, ANTONIO; MORIMOTO, CARLOS H.. xSDL: stroboscopic differential lighting eye tracker with extended temporal support. MACHINE VISION AND APPLICATIONS, v. 30, n. 4, p. 689-703, . (12/04426-0, 16/10148-3)
CARNEIRO, ALEX TORQUATO S.; ELMADJIAN, CARLOS EDUARDO L.; GONZALES, CANDY; COUTINHO, FLAVIO L.; MORIMOTO, CARLOS H.; IEEE. PursuitPass: A Visual Pursuit-Based User Authentication System. 2019 32ND SIBGRAPI CONFERENCE ON GRAPHICS, PATTERNS AND IMAGES (SIBGRAPI), v. N/A, p. 8-pg., . (16/10148-3, 15/26802-1)
BORSATO, FRANK H.; MORIMOTO, CARLOS H.; SPENCER, SN. Towards a low cost and high speed mobile eye tracker. ETRA 2019: 2019 ACM SYMPOSIUM ON EYE TRACKING RESEARCH & APPLICATIONS, v. N/A, p. 9-pg., . (16/10148-3)
MORIMOTO, CARLOS H.; LEYVA, JOSE A. T.; DIAZ-TULA, ANTONIO; SPENCER, SN. Context Switching Eye Typing Using Dynamic Expanding Targets. COMMUNICATION BY GAZE INTERACTION (COGAIN 2018), v. N/A, p. 9-pg., . (16/10148-3)
VELLOSO, EDUARDO; COUTINHO, FLAVIO LUIZ; KURAUCHI, ANDREW; MORIMOTO, CARLOS H.; SPENCER, SN. Circular Orbits Detection for Gaze Interaction Using 2D Correlation and Profile Matching Algorithms. 2018 ACM SYMPOSIUM ON EYE TRACKING RESEARCH & APPLICATIONS (ETRA 2018), v. N/A, p. 9-pg., . (17/50121-0, 16/10148-3)
SOARES BORGES, ALINE DE FATIMA; MORIMOTO, CARLOS H.; IEEE. A Virtual Makeup Augmented Reality System. 2019 21ST SYMPOSIUM ON VIRTUAL AND AUGMENTED REALITY (SVR 2019), v. N/A, p. 9-pg., . (16/10148-3)
BORSATO, FRANK H.; MORIMOTO, CARLOS H.; IEEE. Asynchronous stroboscopic structured lighting image processing using low-cost cameras. PROCEEDINGS 2018 31ST SIBGRAPI CONFERENCE ON GRAPHICS, PATTERNS AND IMAGES (SIBGRAPI), v. N/A, p. 8-pg., . (16/10148-3)
BORSATO, FRANK H.; MORIMOTO, CARLOS H.; IEEE. Building structured lighting applications using low-cost cameras. 2017 30TH SIBGRAPI CONFERENCE ON GRAPHICS, PATTERNS AND IMAGES (SIBGRAPI), v. N/A, p. 8-pg., . (16/10148-3)
ELMADJIAN, CARLOS; SHUKLA, PUSHKAR; TULA, ANTONIO DIAZ; MORIMOTO, CARLOS H.; SPENCER, SN. 3D gaze estimation in the scene volume with a head-mounted eye tracker. COMMUNICATION BY GAZE INTERACTION (COGAIN 2018), v. N/A, p. 9-pg., . (17/06933-0, 16/10148-3)
VELLOSO, EDUARDO; MORIMOTO, CARLOS HITOSHI; ASSOC COMP MACHINERY. A Probabilistic Interpretation of Motion Correlation Selection Techniques. CHI '21: PROCEEDINGS OF THE 2021 CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, v. N/A, p. 13-pg., . (17/50121-0, 16/10148-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: