Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos de diferentes agentes tóxicos e produtos naturais sobre a saúde geral e de diversos tecidos de roedores

Processo: 16/18201-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2017 - 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Mary Anne Heidi Dolder
Beneficiário:Mary Anne Heidi Dolder
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Grasiela Dias de Campos Severi Aguiar
Assunto(s):Toxicologia  Chá mate  Genitália  Envelhecimento  Jabuticaba  Cádmio  Isotretinoína  Obesidade  Própolis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ametrina | cádmio | camundongos FVB | Chá mate | intestino de ratos Wistar | Isotretinoina | Jabuticaba | obesidade | Própolis | senilidade | sistema reprodutor | testículo de ratos Wistar | testículos e próstata de ratos Wistar | Toxicologia

Resumo

A dispersão de elementos tóxicos, incluindo fármacos, agrotóxicos e metais pesados, no ambiente tem sido associada ao aumento na frequência de distúrbios da saúde. Além disso, outros fatores como a obesidade e senilidade, favorecem o desenvolvimento de alterações em diversos parâmetros do organismo. Tais distúrbios variam desde modificações morfológicas às endócrinas e fisiológicas, em diferentes órgãos. Em contrapartida, compostos como o chá mate, jabuticaba e própolis, mostram-se ricos em compostos fenólicos com atividade antioxidante e anti-inflamatória, além de atuarem na regulação hormonal e no controle do peso corporal. Este projeto está subdividido em subprojetos, considerando os danos fisiológicos e morfológicos ocasionados pelos interferentes endócrinos aplicados aos animais (Isotretinoína; Ametrina; Dieta Hiperlipídica; e Cádmio) sob parâmetros intestinais, testiculares, epididimais, e prostáticos, o presente projeto pretende avaliar as modificações causadas pelos mesmos, no âmbito histológico (estrutural e ultraestrutural), molecular e bioquímico, bem como a possível ação protetora dos compostos de tratamento (Extrato de própolis, chá mate e extrato da casca de jabuticaba) em ratos Wistar e camundongos FVB. Assim, os animais foram distribuídos para os diferentes tratamentos e divididos em grupos especificados de acordo com a necessidade de cada trabalho. Após o período de tratamento, os animais foram anestesiados, com xilazina e cetamina, via intraperitoneal, eutanasiados e seus órgãos foram coletados. Serão, então, analisados os padrões glicêmicos, hormonais, bioquímicos, inflamatórios e morfológicos, além da imunomarcação de diversos antígenos e detecção do índice apoptótico, de acordo com a questão a ser respondida em cada subprojeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THOMAZINI, B. F.; LAMAS, C. A.; DOLDER, M. A. H.. Safety of isotretinoin treatment as measured by liver parameters. HISTOLOGY AND HISTOPATHOLOGY, v. 34, n. 7, p. 755-763, . (16/18201-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.