Busca avançada
Ano de início
Entree

As cidades e as ideias: a América Latina como problema para a história da cidade e do urbanismo: Lima, Bogotá, São Paulo (1940-1970)

Processo: 16/12292-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2016 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro
Beneficiário:Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura  História das cidades  Urbanismo  América Latina  História urbana  Identidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Cultura Urbana | História da Cidade | Identidade | Literatura | Urbanismo | História Urbana

Resumo

Tomando o título do famoso livro de José Luís Romero como inspiração, essa pesquisa pretende olhar para as cidades latino-americanas e discutir a construção de uma identidade comum que se forja na urbanização do continente, e que tem entre os anos 1940 e 1970 um momento privilegiado para análise. Por meio da literatura encravada no conflito urbano - que emerge com força nesse período com uma geração de romancistas que rompeu com identidades nacionais construindo uma perspectiva comum -, e do debate especializado dos arquitetos e urbanistas - unidos em torno de organismos que elaboraram e difundiram políticas urbanas de maior alcance -, pretende-se discutir a "cidade latino-americana" como ideia e como prática. A hipótese que se coloca é a de que no imediato pós-Guerra, enquanto arquitetos e urbanistas construíam um olhar compreensivo para o continente, buscando por meio da habitação social e do planejamento encontrar caminhos para uma urbanização vista como positiva e desejável; a literatura parecia revelar os limites dessa urbanização, te-matizando questões que apenas nos anos 1960 e sobretudo 1970 começam a ganhar força na agenda do planejamento. Busca-se assim refletir sobre como as cidades engendram discursos e como elas ao mesmo tempo parecem ser engendradas por eles. Neste projeto, previsto para dois anos, privilegia- remos o olhar para três cidades: Lima, Bogotá e São Paulo, focalizando as três cidades de modo a nos aproximarmos de maneira qualificada à realidade latino-americana, escolhendo autores e debates, identificando constantes e peculiaridades, que possam trazer rendimentos para a discussão aqui proposta, qual seja, a de constituição de uma identidade latino-americana inseparável da urbanização do subcontinente. Busca-se ainda avançar em questões teórico-metodológicas no campo da história urbana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)