Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência e inovação no relacionamento entre museus e seus públicos

Resumo

O presente projeto tem como objetivo investigar e compreender as estratégias de relacionamento dos setores educativos dos museus com seus públicos, visando a melhoria dos processos de comunicação e educação empreendidos por essas instituições e seu consequente impacto social. Justifica-se a importância dessa investigação no fato de que, apesar dos museus serem instituições relevantes para a formação científica e cultural dos cidadãos ao longo da vida, no Brasil, a maior parte deles não possui estratégias eficientes para a realização de estudos de público e/ou sistematização de informações sobre seus visitantes - condição essencial para o desenvolvimento de processos educacionais significativos. Aliado a esse aspecto, muitos museus não contam com equipes em número e/ou capacitação suficiente para o gerenciamento profissionalizado da relação com os públicos, incluindo agendamento, divulgação de informações e relacionamento pós-visita. Para a superação desses desafios, utilizando uma metodologia de pesquisa de educação em museus e trabalhando junto aos setores educativos de diferentes tipologias de museus, essa investigação pretende levantar dados que permitam avaliar a viabilidade do desenvolvimento de uma plataforma online inovadora, que possa atender instituições de pequeno, médio e grande porte, de forma a auxiliá-las na gestão do relacionamento com seus públicos. Nesse sentido, a investigação deve definir os parâmetros mais adequadas e eficientes para o desenvolvimento desta plataforma, bem como propor soluções para os desafios colocados pelo contexto museal nacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)