Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da atividade fotocatalítica de nano e micro partículas de ZnO comparativamente ao TiO2 aplicadas em superfícies externas de base cimentícia de edificações: Fase II.

Processo: 16/14473-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2016 - 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Kai Loh
Beneficiário:Kai Loh
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Isabela Libório Martins da Silva
Assunto(s):Economia de energia  Desempenho térmico 

Resumo

Este projeto tem o objetivo de propor uma continuidade do estudo da atividade fotocatalítica de ZnO comparativamente ao n-TiO2P25 realizado no Processo FAPESP: 2013/06822-2, finalizado em 28/04/2016 após 30 meses de duração. Pretende-se medir a atividade fotocatalítica de micro e nano partículas de ZnO e TiO2, de diferentes procedências. Ambas partículas serão caracterizados quanto à morfologia (textural), composição química e mineralógica e a atividade fotocatalítica determinada através da degradação de corantes, como o azul de metileno, que é um corante bacteriológico de difícil degradação, com diferentes tempos e forma de exposição à radiação ultravioleta. As amostras que apresentarem melhor eficiência por este ensaio serão escolhidas para continuação do estudo. O efeito fotocatalítico destas partículas será avaliado em misturas de tinta de base cimentícia, 4 e 8 % de adição, aplicada sobre corpos-de-prova de base cimentícia, e expostos ao envelhecimento natural em 3 estações de envelhecimento, em ambientes urbana, rural e marinha. Além disso, serão realizados ensaios acelerados pela exposição de corpos-de-prova, revestidos de tinta cimentícia com adição destes óxidos, a ação de radiação ultravioleta A e B e umidade elevada. Corpos-de-prova pintados com a tinta cimentícia, sem adição de nano ou micropartícula, e sem pintura serão usados como referência. A manutenção das propriedades ao longo do tempo serão avaliados por inspeção visual e instrumental (cor e refletância) a cada 6 meses bem como a verificação da presença de sujidades e crescimento de microrganismos biológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE DANTAS, SERGIO ROBERTO; SERAFINI, RAMOEL; DE OLIVEIRA ROMANO, ROBERTO CESAR; VITTORINO, FULVIO; LOH, KAI. Influence of the nano TiO2 dispersion procedure on fresh and hardened rendering mortar properties. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 215, p. 544-556, . (16/14473-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.