Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e percepção de contrastes fônicos em crianças com distúrbio fonológico

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar os erros de produção presentes na fala de crianças com diagnóstico de distúrbio fonológico, bem como investigar a percepção auditiva destes sujeitos em relação às próprias produções. Assumindo a existência de uma unidade comum de representação, produção e percepção como sendo o gesto articulatório, conforme preconiza a Fonologia Gestual (FonGest), as hipóteses deste trabalho assim se definem: H1- os erros de produção e de percepção de fala nas crianças com distúrbios fonológicos envolveriam gestos articulatórios ao invés de segmentos como um todo; e H2- haveria uma correspondência gestual nos erros de produção e de percepção em crianças com o diagnóstico de distúrbio fonológico. Para o desenvolvimento deste estudo, serão elaborados três experimentos: um de produção e dois de percepção, os quais serão aplicados em 20 crianças com distúrbio fonológico. A análise dos resultados compreenderá o julgamento perceptivo-auditivo das produções da fala das crianças, a análise acústica e ultrassonográfica dessas produções, a análise do desempenho perceptivo-auditivo nos experimentos de identificação e de discriminação, bem como a correlação entre os erros de produção e percepção. Além de contribuições para o estudo da relação entre produção e percepção da fala, também se esperam contribuições para a discussão em torno do primitivo fonológico, discussões de interesse tanto para o campo da Linguística como para o da Fonoaudiologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTI, LARISSA CRISTINA; GUILHERME, JHULYA; ESPERANDINO, CASSIO; DE OLIVEIRA, ALINE MARA. Relationship between speech production and perception in children with Speech Sound Disorders. JOURNAL OF PORTUGUESE LINGUISTICS, v. 19, p. 1-13, . (16/08775-0)
BERTI, LARISSA CRISTINA; DE ASSIS, MAYARA FERREIRA; CREMASCO, ELISSA; VIEIRA CARDOSO, ANA CLAUDIA. Speech production and speech perception in children with speech sound disorder. CLINICAL LINGUISTICS & PHONETICS, . (16/08775-0, 20/03990-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.