Busca avançada
Ano de início
Entree

Assistência a criança com bexiga neurogênica: desenvolvimento de sistema de educação a distância

Resumo

As crianças com bexiga neurogência necessitam da realização do cateterismo intermitente limpo, que na maioria dos casos é realizado por um cuidador informal como, as mães. A equipe de saúde, especialmente enfermeiros, deve utilizar a educação em saúde para capacitar o cuidador informal e preparar a criança, futuramente, para a realização do autocateterismo. A educação mediada por multimídia, ainda é pouca utilizada para a realização de educação em saúde, especialmente nos cuidados as crianças portadoras de bexiga neurogênica. O objetivo do estudo é elaborar conteúdos didáticos, na forma de um curso intitulado "Ações educativas as crianças com bexiga neurogênica", e transpô-los para um ambiente virtual de apoio ao aprendizado presencial e não presencial disponibilizando este instrumento a estas crianças e seus respectivos cuidadores. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com a utilização da metodologia da pesquisa-ação. O projeto será realizado no ambulatório de Urologia Infantil, junto ao Hospital das Clínicas de Botucatu, que atende aproximadamente 20 crianças por mês. O estudo será dividido em quatro etapas: 1- Desenvolvimento dos diferentes recursos didáticos; 2- Disponibilização dos recursos didáticos no ambiente virtual; 3- Validação dos recursos desenvolvidos e do ambiente virtual pelos peritos e posteriormente os cuidadores; 4- Disponibilização do ambiente virtual as crianças portadoras de bexiga neurogênica, seus cuidadores informais e demais profissionais de saúde. O estudo pretende gerar um produto de domínio público que poderá ser utilizado para incetivar o autocuidado as crianças com bexiga neurogênica, capacitar cuidadores informais e profissionais da saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA DE AVILA, MARLA ANDREIA; RABELLO, THAIS; BORTOLETI DE ARAUJO, MARIA PAULA; AMARO, JOAO LUIZ; MOREIRA ZORNOFF, DENISE DE CASSIA; BARRAVIERA SEABRA FERREIRA, ANA SILVIA SARTORI; DE OLIVEIRA, ANANDA STEFANI. Development and Validation of an Age-Appropriate Website for Children Requiring Clean Intermittent Catheterization. REHABILITATION NURSING, v. 46, n. 2, p. 65-72, MAR-APR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.