Busca avançada
Ano de início
Entree

INFLAMAÇÃO NO ENCEFALO DE CÃES COM LEISHMANIOSE VICERAL: Investigação da ativação da Resposta Imune Inata e Adaptativa

Resumo

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença que causa manifestações clínicas variadas em cães, que podem apresentar desde alterações subclínicas a desordens generalizadas. Cães infectados cronicamente podem apresentar déficits neurológicos; entretanto existem poucos relatos que caracterizam as lesões observadas e que contribuem para elucidar a patogenia da forma neurológica da LV. Há evidências de inflamação no encéfalo desses cães pela observação de infiltração de linfócitos T, ativação das células da glia, alterações degenerativas de neurônios, presença de enzimas do grupo das metaloproteinases da matriz, bem como meningite e coroidite. Em continuidade a projetos anteriores, serão avaliados as lesões inflamatórias encefálicas em cães com LV e a expressão de genes da resposta inata e adaptativa no cérebro e no baço de cães com LV utilizado o PCR Profiler para 84 genes relacionados a resposta imune inata e adaptativa, que poderão ser selecionados para estudos futuros. Assim, o primeiro objetivo é caracterizar a expressão destes genes em cães com e sem leishmaniose. Uma vez que a resposta imune dos cães com LV apresenta características variáveis dependendo do tecido estudado, a mesma análise será feito em amostras de baço dos mesmos cães, para comparação entre a resposta imune nos dois tecidos e melhor compreensão dos mecanismos envolvidos nas alterações anatomopatológicas observadas no encéfalo dos animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRANO, FERNANDA G.; SILVA, JOSE EDUARDO DOS S.; MELO, GUILHERME D.; DE SOUZA, MILENA S.; LIMA, VALERIA M. F.; MACHADO, GISELE F.. Toll-like receptors and cytokines in the brain and in spleen of dogs with visceral leishmaniosis. Veterinary Parasitology, v. 253, p. 30-38, . (13/25498-1, 16/02384-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.