Busca avançada
Ano de início
Entree

Focus on nano-antibiofilm-interfaces: current approaches to examine and combat infections associated with biomedical devices

Processo: 15/50311-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2017 - 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Convênio/Acordo: University of Sydney
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Vergani
Beneficiário:Carlos Eduardo Vergani
Pesq. responsável no exterior: Wojciech Chrzanovwski
Instituição no exterior: University of Sydney, Austrália
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais  Nanopartículas  Anti-infecciosos  Bactérias  Biofilmes  Cooperação internacional 

Resumo

O objetivo da nossa proposta é fortalecer a parceria internacional por meio de atividades voltadas à pesquisa e à troca de conhecimentos. Desta forma, o principal objetivo da nossa proposta é executar workshops que irão iniciar o desenvolvimento de uma tecnologia de plataforma para evitar a formação de biofilme e o combate a infecções associadas a biomateriais. Esta abordagem de pesquisa propõe-se a associar a tecnologia inovadora de nanopartículas a novas moléculas antimicrobianas e a nanomateriais para combater a infecção e a formação de biofilmes em biomateriais. A inovação deste projeto reside na pesquisa integrada que utiliza tecnologias avançadas para modificar superfícies e prevenir e combater infecções e a formação de biofilmes. A combinação desta nova tecnologia a novos compostos antimicrobianos apresenta-se como um grande e inovador avanço. Ser investigada a impressão digital (espectroscopia de nano-infravermelho) de bactérias, incluindo bactérias resistentes a antibióticos, cultivadas em superfícies modificadas. Estas investigações proporcionarão conhecimento sobre o mecanismo de desenvolvimento de resistência bacteriana e capacidade de células microbianas colonizar superfícies. Posteriormente, os resultados vão orientar o desenvolvimento da próxima geração de interfaces de arai-incrustação biológica. O objetivo será alcançado através do desenvolvimento de habilidades, troca de conhecimentos e parcerias institucionais que apoiam a pesquisa mundial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMAYA ARBELAEZ, MARIA ISABEL; DE PAULA E SILVA, ANA CAROLINA ALVES; NAVEGANTE, GEOVANA; VALENTE, VALERIA; BARBUGLI, PAULA ABOUD; VERGANI, CARLOS EDUARDO. Proto-Oncogenes and Cell Cycle Gene Expression in Normal and Neoplastic Oral Epithelial Cells Stimulated With Soluble Factors From Single and Dual Biofilms of Candida albicans and Staphylococcus aureus. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 11, FEB 25 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.