Arbitrariedade da gramática nas investigações filosóficas de Ludwig Wittgenstein
A gramática filosófica de conceitos educacionais: uma abordagem wittgensteiniana
A noção wittgensteiniana de seguir uma regra e a sua influência no realismo moral
Processo: | 16/02635-1 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Vigência: | 01 de junho de 2016 - 31 de maio de 2018 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia |
Pesquisador responsável: | Marcelo Silva de Carvalho |
Beneficiário: | Marcelo Silva de Carvalho |
Instituição Sede: | Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Filosofia da linguagem Ludwig Wittgenstein Regras Linguagem Significado |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Investigações Filosóficas | Linguagem | Regras | significado | Wittgenstein | Filosofia da Linguagem |
Resumo
As leituras mais conhecidas das Investigações Filosóficas partem do pressuposto de que os textos escritos por Wittgenstein entre 1932 e 1934 (Big Typescript e Gramática Filosófica) apresentam as mesmas concepções de "significado" e "regras" das Investigações e que, assim, podem ser utilizados para esclarecer sua compreensão de linguagem e de regras. Como resultado, estas leituras não são capazes de evidenciar as profundas alterações nas concepções de regras e gramática que ocorrem na passagem do período intermediário para a fase madura da obra de Wittgenstein. Propõe-se aqui apresentar a crítica desta posição, evidenciando o papel central que a descrição do uso efetivo da linguagem desempenha nas Investigações e a nova concepção de regras que resulta disto. Pretende-se que o desdobramento desta leitura seja uma nova chave para a leitura da obra de Wittgenstein, em consonância com os trabalhos mais recentes sobre estes temas. (AU)
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