Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de indicadores de sustentabilidade para processos de usinagem por abrasão

Processo: 15/22121-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2016 - 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eraldo Jannone da Silva
Beneficiário:Eraldo Jannone da Silva
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Aldo Roberto Ometto ; Barbara Sabine Linke
Bolsa(s) vinculada(s):16/13934-0 - Operação Manual de Lixamento e Avaliação de Cenários de Sustentabilidade, BP.TT
Assunto(s):Sustentabilidade  Lixamento  Retificação 

Resumo

Processos abrasivos representam as principais metodologias para obtenção de acabamento e qualidade em peças metálicas. Como características principais, estes processos possuem relativo alto consumo de energia, insumos e, como consequência, alto impacto ambiental associado. Entretanto, as métricas tipicamente utilizadas para avaliação de desempenho destes processos relacionam produtividade e custo de produção. Neste projeto os processos abrasivos principais utilizados pela indústria metal-mecânica: retificação e lixamento serão avaliados segundo indicadores mais amplos, direcionados ao monitoramento da sustentabilidade destes. O objetivo é analisar estes processos com métricas de impacto ambiental, financeiro e social. A avaliação será orientada por métricas localizadas em duas macro regiões de estudo e aplicação, os estados de São Paulo - Brasil e Califórnia - EUA. Desta forma será proposto um mapeamento dos processos frente as particularidades e políticas públicas destas regiões. A metodologia para análise será a aplicação de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), com inventários coletados diretamente da execução de cenários de aplicação dos processos no laboratório, com a realização de testes de retificação cilíndrica externa com rebolo convencional de alto desempenho e processo de lixamento com lixas tipo flap discs. Por fim, serão propostas ações para melhorar a sustentabilidade dos processos abrasivos e disseminar conceitos sustentáveis na indústria de abrasivos e nas comunidades locais acima mencionadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, ADRIEL MAGALHSES; DA SILVA, ERALDO JANNONE. Global strategy of grinding wheel performance evaluation applied to grinding of superalloys. PRECISION ENGINEERING-JOURNAL OF THE INTERNATIONAL SOCIETIES FOR PRECISION ENGINEERING AND NANOTECHNOLOGY, v. 57, p. 113-126, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.