Busca avançada
Ano de início
Entree

A new therapeutic approach to arterial repair and regeneration by exercise training and microRNAs targeted to vasorin

Resumo

O projeto aborda sistema vascular e mecanismos de reparo após a lesão da parede do vaso. Os experimentos devem demonstrar se o treinamento físico tem um papel no reparo da lesão dos vasos sanguíneos de animais adultos através da interação de vasorin e a via de TGF- β em artérias. Vasorin e uma proteína da superfície celular, que é reduzida após a lesão vascular. Vasorin liga-se ao TGF-f3 e promove aumento de fibrose após lesão vascular. No reparo vascular ocorre um equilíbrio entre a formação da neointimal e pirogênese. Nós supomos que a inibição de vasorin, que ocorre após lesão vascular, pode ser prevenida pelo tratamento com inibição de miRNAs que tem como alvo vasorin para aumentar a formação de neoíntima. Há casos em que a lesão arterial necessita de reparação e regeneração para evitar a insuficiência cardíaca e morte. Como por exemplo, na aterosclerose, aneurisma arterial, e restenose após a estenose com uso de um cateter com balão. O objetivo deste estudo e para evitar esses efeitos nocivos, mostrando que vasorin está envolvido e alterado pelo exercício físico. O 2o objetivo é identificar os miRNAs que alvejam vasorin e inibem a sua produção em células da aorta e artérias coronárias. O 3o objetivo é usar anti-miR aos miRNAs selecionados que mostram ser eficazes na inibição vasorin. Nosso objetivo é estabelecer uma nova abordagem terapêutica para o reparo e regeneração arterial. O estudo é inovador em focar vasorin, miRNAs e entrega scAAV com vasorin ou anti-miRNA ao sistema vascular para aumentar os níveis de vasorin e para possíveis aplicações futuras de terapia genética para distúrbios fibroproliferativos vasculares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, TIAGO; CASAES, LILIAN; SOCI, URSULA; SILVEIRA, ANDRE; GOMES, JOAO; BARRETTI, DIEGO; ROQUE, FERNANDA; OLIVEIRA, EDILAMAR. Exercise Training Restores the Cardiac Microrna-16 Levels Preventing Microvascular Rarefaction in Obese Zucker Rats. Obesity Facts, v. 11, n. 1, p. 15-24, . (10/50048-1, 15/17275-8, 14/50673-4, 09/18370-3)
RENO SOCI, URSULA PAULA; FERNANDES, TIAGO; BARAUNA, VALERIO GARRONE; HASHIMOTO, NARA YUMI; ALVES MOTA, GLORIA DE FATIMA; ROSA, KALEIZU TEODORO; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA; PHILIPS, MICHAEL IAN; DE OLIVEIRA, EDILAMAR MENEZES. Epigenetic control of exercise training-induced cardiac hypertrophy by miR-208. Clinical Science, v. 130, n. 22, p. 2005-2015, . (10/50048-1, 14/50673-4)
FERNANDES, TIAGO; BARRETTI, DIEGO LOPES; PHILLIPS, M. IAN; OLIVEIRA, EDILAMAR MENEZES. Exercise training prevents obesity-associated disorders: Role of miRNA-208a and MED13. Molecular and Cellular Endocrinology, v. 476, p. 148-154, . (10/50048-1, 15/17275-8, 14/50673-4, 09/18370-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.