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Interdisciplinaridade na educação básica: a experiência de uma instituição de ensino básico da rede estadual paulista

Resumo

A proposta deste trabalho consiste em desenvolver atividades interdisciplinares, na área de humanidades, em uma escola de educação básica, com especial atenção para as séries finais do ensino fundamental. Parte-se do entendimento de que a fragmentação, provocada pela distribuição das disciplinas como atividades isoladas de diferentes professores, tem prejudicado uma produção do conhecimento mais coerente e integrada pelo aluno. Desse modo, acredita-se que a articulação do trabalho entre os docentes que atendem a um mesmo grupo de alunos seja fundamental para a sistematização e a otimização do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva é objetivo da pesquisa promover junto aos docentes de Língua Portuguesa, Geografia e História um trabalho articulado no acompanhamento de algumas das atividades acadêmicas dos estudantes, por meio da idealização e do desenvolvimento interdisciplinar de algumas das atividades do currículo. Tais atividades serão desenvolvidas tendo como recursos: a música, os filmes e a literatura. A dinâmica e os impactos dessas atividades devem ser revisitados periodicamente, num processo de orientação e reorientação promovido pelos docentes, sempre numa perspectiva de efetivação da integração dos saberes. O método dialético comporá este estudo na medida em que parte-se da ideia de que o diálogo, a reflexão e as ações colaborativas entre as equipes de pesquisa e docente serão capazes de promover uma maior integração entre os saberes das diferentes disciplinas do currículo. Propõe-se a partir daí um trabalho de intervenção junto à escola, orientado por alguns paradigmas propostos por estudiosos da temática (Charlot, Saviani, Orsolon, Thiesen, Moreira entre outros) procurando confirmar, ou refutar a tese levantada. Finalmente, a proposição dialética da mudança qualitativa ganha destaque, uma vez que o resultado do trabalho de intervenção, orientado pelas pesquisas atuais sobre a matéria, oferecerá uma síntese das potencialidades, bem como dos limites da hipótese inicial. Dessa forma, busca-se a contribuição no sentido de fazer avançar o trabalho da equipe escolar envolvida, potencializar a difusão dos resultados da proposta e a ampliação dos conhecimentos na área, em função dos resultados obtidos. (AU)

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