Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de biosolventes no processo de extração da cera da cana-de-açúcar

Processo: 15/25384-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2016 - 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Patricia Fazzio Martins Martinez
Beneficiário:Patricia Fazzio Martins Martinez
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Regina Wolf Maciel
Assunto(s):Aproveitamento de subprodutos  Cana-de-açúcar  Ceras  Extração 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biosolventes | Cera da cana de açúcar | Extração | Processos Verdes | biosolventes

Resumo

A presente proposta tem como objetivo estudar a utilização de biosolventes para realizar a extração da cera da cana de açúcar. A cera de cana de açúcar é constituída principalmente por alcoóis e ésteres graxos de cadeias longas que podem ser utilizados em produtos nutracêuticos e fármacos devido às suas propriedades anticolesterolêmicas, antiplaquetárias e antioxidantes. O octacosanol, por exemplo, que representa mais de 60% dos alcoóis graxos da cera de cana de açúcar, é utilizado em diversos suplementos alimentícios comercialmente disponíveis nos Estados Unidos. Infelizmente, no Brasil, ainda não há produção e comercialização desta cera. A extração de materiais lipídicos, como as ceras, comumente é realizado utilizando hexano, uma fração parafínica do petróleo, como solvente extrator. Entretanto, a utilização de hexano está vinculada a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs), flamabilidade, risco de explosão, toxicidade e poluição do ar. Preocupações em garantir o desenvolvimento sustentável da humanidade tem levado a substituição de solventes tóxicos, oriundos do petróleo, por solventes obtidos a partir de fontes renováveis, menos tóxicos, e biodegradáveis. Assim sendo, este trabalho propõe o estudo da extração da cera da cana de açúcar a partir de subprodutos agroindustriais (torta do filtro rotativo e casca da cana), gerados tanto durante a produção de açúcar e álcool, como na preparação da cana para a produção da garapa, utilizando biosolventes terpênicos (limoneno e pineno). Com o desenvolvimento deste projeto pretende-se proporcionar um uso mais nobre para estes subprodutos, que atualmente são utilizados como fertilizantes nos campos de cultivo, permitir a obtenção de produtos com maior valor agregado, desenvolver um processo mais limpo e ambientalmente amigável para extração, e promover o aproveitamento integral destes subprodutos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, RENATA M. A.; HENRIQUES, JULCELLY D. O.; SARTORATTO, ADILSON; MACIEL, MARIA R. W.; MARTINEZ, PATRICIA F. M.. Evaluation of Limonene in sugarcane wax extraction. SUSTAINABLE CHEMISTRY AND PHARMACY, v. 27, p. 11-pg., . (15/05059-9, 15/25384-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: