Busca avançada
Ano de início
Entree

Multifunctional hybrid nanoparticles to enhance photodynamic therapy (PDT) and photodynamic inactivation (PDI) efficacy

Resumo

A Terapia Fotodinâmica (PDT) e Inativação Fotodinâmica (PDI) são terapias inovadoras minimamente invasivos que têm grande potencial tanto para o câncer e tratamento antimicrobiano, respectivamente. PDT está atualmente aprovado para o tratamento de vários tipos de cânceres incluindo o pulmão, esôfago, cabeça e pescoço e colo do útero. Tanto o PDT, como o PDI, envolve a administração de um fotossensibilizador (FS), seguido por irradiação em comprimento de onda e intensidade de luz apropriada. Após a ativação bem-sucedida via transferência de energia, ocorrerá morte do tumor ou do microrganismo através de reações oxidativas via Espécies Reativas de Oxigênio como o oxigênio singlete (1O2). O FS á talvez o componente mais crítico do PDT e continua a ser uma área de intensa pesquisa científica. O desenvolvimento de novos sistemas de entrega direcionada do FS e que pode ser degradado seletivamente irá resultar em respostas ainda mais eficazes, seguras e seletivas. Nossa hipótese é que as nanopartículas à base de sílica híbridos biodegradável com grande carregamento de FSs e com estímulos de responder e propriedades especificas do alvo pode ser concebido, aproveitando os últimos desenvolvimentos em nanotecnologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LYLES, ZACHARY K.; TARANNUM, MUBIN; MENA, CAYLI; INADA, NATALIA M.; BAGNATO, VANDERLEI S.; VIVERO-ESCOTO, JUAN L.. Biodegradable Silica-Based Nanoparticles with Improved and Safe Delivery of Protoporphyrin IX for the In Vivo Photodynamic Therapy of Breast Cancer. ADVANCED THERAPEUTICS, v. 3, n. 7, . (15/50471-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.