Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de um protocolo individualizado na adaptação do AASI no idoso

Processo: 15/22817-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2016 - 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Wanderleia Quinhoneiro Blasca
Beneficiário:Wanderleia Quinhoneiro Blasca
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Lilian Cassia Bornia Jacob ; Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli ; Regina Tangerino de Souza Jacob
Assunto(s):Audiologia  Idosos  Auxiliares de audição  Audição  Diagnóstico constitucional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | Auxiliares de Audição | idoso | Audiologia

Resumo

Em todo o mundo, o aumento do número de idosos já é uma realidade. No Brasil esse índice está se tornando cada vez mais expressivo. Na pirâmide etária brasileira essa modificação gradual está direcionando um comportamento diferente em várias áreas e, com isso, novas políticas públicas de atenção ao idoso estão modificando o cenário nacional. Com o surgimento de novas tecnologias na área de audiologia, pesquisadores têm ressaltado a importância da individualização na abordagem das necessidades do deficiente auditivo. Analisando especificamente as questões audiológicas, desde o processo diagnóstico para a detecção da perda auditiva, existe a preocupação em suprir essas necessidades individuais para tornar a comunicação mais efetiva, sendo realizadas avaliações direcionadas previamente à adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), para que sejam garantidos todos os aspectos necessários a uma adaptação satisfatória. Ainda que em meio aos inúmeros avanços e a possibilidade de maior abrangência dos métodos prescritivos existem poucos trabalhos que direcionam o processo individualizado da adaptação do AASI no individuo deficiente auditivo idoso. Nesse contexto, se faz necessário um estudo mais detalhado para abordar os aspectos comparativos dos valores dos alvos prescritos pelos métodos, correlacionando com os resultados da verificação, com o índice de inteligibilidade de fala, e principalmente, com características individuais do idoso enfatizadas pela expectativa e satisfação com o uso da amplificação. Assim, o objetivo desse projeto é estabelecer um protocolo de adaptação de AASI para o individuo deficiente auditivo idoso considerando as características individuais. Essa proposta será realizada por meio da analise comparativa dos valores dos alvos prescritos pelos métodos DSL m[i/o] v5.0 e NAL NL2, em correlação com a analise do índice de inteligibilidade de fala (SII) e percepção de fala no silencio e no ruído e, posterior, avaliação dos resultados. Com esse estudo pretende-se um maior direcionamento no trabalho com a população idosa, em consonancia com o modelo centrado no paciente considerando as necessidades individuais, incluindo as expectativas de escuta, ao inves de concentrar apenas nos limiares auditivos e nas caracteristicas eletroacusticas dos dispositivos eletronicos. Uma perspectiva mais completa de entendimento do uso de técnicas e das tecnologias para favorecer o lado humano e aumentar a eficiência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARÍLIA CANCIAN BERTOZZO; WANDERLÉIA QUINHONEIRO BLASCA. Análise comparativa dos métodos prescritivos NAL-NL2 e DSL v5.0a na adaptação do AASI em idosos. CoDAS, v. 31, n. 4, . (15/22817-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.