Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise metagenômica da comunidade bacteriana intestinal e caracterização genética de isolados de parasitas intestinais patogênicos: estudo comparativo entre crianças com diarréia e grupo controle

Resumo

O ambiente intestinal é um ecossistema onde interações biológicas podem ocorrer em diferentes níveis entre hospedeiro, patógenos e comunidades bacterianas, sendo que, em certas circunstâncias, poderão induzir o desequilíbrio e desencadear distúrbios como a diarreia. Ainda que associações entre a variabilidade genética de parasitas patogênicos como Giardia, Cryptosporidium spp., Blastocystis spp., Dientamoeba fragilis e Enterocytozoon bieneusi e a sintomatologia ainda não tenham sido elucidadas, para muitos pesquisadores, a microbiota intestinal pode desempenhar papel relevante no curso clínico da infecção por esses patógenos. Assim, no presente estudo, pretende-se empregando técnicas moleculares convencionais e uma abordagem metagenômica aliada a técnicas de sequenciamento de alta performance (plataforma Illumina), respectivamente, caracterizar geneticamente os isolados dos parasitas em destaque e analisar a diversidade da composição da microbiota intestinal, inclusive em situações que se apresentem distúrbios gastrointestinais, como a diarreia. Para isso, a população-alvo que nos propusemos a investigar consiste em crianças em idade pré-escolar (0 a 6 anos de idade), incluindo um grupo com diarreia e um grupo de indivíduos saudáveis. Nesse contexto, abre-se um campo promissor de pesquisa que poderá ampliar o conhecimento sobre a composição da microbiota intestinal, especialmente durante as infecções causadas por parasitas patogênicos e seus respectivos genótipos/subtipos, expandindo assim as possibilidades para a melhor compreensão sobre como essa interação pode determinar fenótipos clínicos diferentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA-ARBEX, ANA PAULA; DAVID, ERICA BOARATO; CACCIO, SIMONE MARIO; BRANCO DA FONSECA, CATIA REGINA; MARTIN, JOELMA GONCALVES; KUROKAWA, CILMERY SUEMI; TOSINI, FABIO; SOUZA-NETO, JAYME AUGUSTO; GUIMARAES, SEMIRAMIS. revalence and genetic characterization of Dientamoeba fragilis in asymptomatic children attending daycare center. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 63, 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.