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Desenvolvimento de processo de comunicação para aproximação das partes interessadas e promoção do consumo de produtos e serviços sustentáveis no ambiente escolar

Resumo

Este projeto tem por objetivo desenvolver uma nova estratégia e novos mecanismos de promoção do consumo de produtos e serviços sustentáveis por meio da melhoria da comunicação entre fornecedores e consumidores. Pretende-se facilitar e estabelecer novos fluxos de comunicação e geração de negócios, valorizando relações sociais estabelecidas na comunidade local e estimulando a comercialização de produtos com forte apelo socioambiental. Nesta pesquisa, toma-se por lócus de prototipação e experimentação o ambiente escolar. O objetivo é solucionar a dificuldade de comunicação entre pais e escolas por meio de uma plataforma digital disponível gratuitamente. A ferramenta, além de facilitar ações de comunicação das instituições de ensino, será particularmente útil para pais organizarem as suas agendas em relação às atividades dos filhos e darem encaminhamento às necessidades de compras, como por exemplo, datas de lanches coletivos, festas, necessidade de aquisição de materiais, excursões, dentre outros. Na maioria das escolas, esta comunicação é feita por e-mails gerais, com informações pouco customizadas a cada família, ou pelo sistema de "caderno de comunicação", o que limita o acesso à informação por pais em viagem ou com uma agenda atribulada. Neste contexto a plataforma servirá de ambiente para organizar estas informações sobre as atividades das crianças, elencar encaminhamentos necessários, e disponibilizar o fácil acesso a fornecedores de produtos e serviços sustentáveis na comunidade escolar local, tais como alimentação orgânica, material escolar sustentável, brinquedos educativos e sustentáveis, dentre outros. Para garantir a gratuidade do serviço para os familiares, optou-se pela adoção de um modelo de negócio multisided, em que se envolve os diferentes stakeholders na utilização de um serviço subsidiado por fluxos de receita de transações financeiras e não pela utilização de serviço licenciado. Toma-se por hipótese que a organização das demandas apresentadas pelas escolas em relação a necessidades de compras pelas famílias, associada à organização de um conjunto de fornecedores idôneos e com identidade local, é um ambiente propício para o incremento do consumo de produtos e serviços que atendam aos princípios da sustentabilidade. Em se confirmando a hipótese, o modelo pode ser escalável para diferentes contextos e demanda sociais, de pequena e larga abrangência, com a plataforma podendo ser acessada como SaaS (Software as a Service). (AU)

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