Busca avançada
Ano de início
Entree

Fundamentos da heterogeneidade: análise do desempenho de firmas com dotação inicial semelhante

Resumo

O objetivo do projeto é o de avançar na compreensão dos fundamentos da heterogeneidade das organizações econômicas, a partir da investigação da lógica de tomada de decisão de produtores rurais do programa de reforma agrária, assentamento Pirituba-SP. Optou-se por esse objeto de estudo por se tratar de uma experiência em que os indivíduos possuem a principal dotação inicial semelhante - a terra. Adicionalmente, podem-se observar nesse assentamento três formas distintas de organização: produção cooperativa; comercialização cooperativa; firmas individuais. A questão de pesquisa - quais são os fundamentos microeconômicos da heterogeneidade dos estabelecimentos rurais e quais suas implicações no desempenho? - será abordada partir do desenvolvimento de microfundamentos, que inclui a preocupação da descoberta de como a ação e a interação humana produzem fenômenos de nível coletivo. Para responder a esta questão geral são propostos subprojetos que tratam de temas: (1) Instituições e Organizações, que busca compreender a história do assentamento e a emergência das formas distintas de organização; (2) Microfundamentos da heterogeneidade, que desenvolve uma abordagem que relaciona os aspectos cognitivos e motivacionais nas decisões horizontais e verticais; (3) Heterogeneidade e Desempenho, que relaciona as diferentes formas de organização da produção (verticais e horizontais) na determinação do desempenho das firmas. Como metodologia de pesquisa será utilizado um conjunto de métodos (etnográfico, estatístico, econométrico) de acordo com as questões dos subprojetos, tendo como fontes de informação: survey, análise de documentos e entrevistas a serem realizadas no assentamento Pirituba. Por fim, a pesquisa se fundamenta nos avanços teóricos da Teoria de Recursos, propostos por Nicolai Foss, um dos pesquisadores do projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA FILHO, HILDO MEIRELLES; CARRER, MARCELO JOSE; MACCHIONE SAES, MARIA SYLVIA; DE VASCONCELOS GOMEZ, LEONARDO AUGUSTO; NICOLELLA, ALEXANDRE CHIBEBE. Performance heterogeneity and strategic orientation: An analysis of small farmers of an agrarian reform project in Brazil. LAND USE POLICY, v. 86, p. 23-30, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
FOSCACHES, CAROLINE; MACCHIONE SAESA, MARIA SYLVIA; BIGIO SCHNAIDER, PAULA SARITA. Does social identity matter in governance decisions? Evidence from an agrarian reform settlement in Brazil. LAND USE POLICY, v. 83, p. 215-226, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.