Busca avançada
Ano de início
Entree

Interdição e partilha do sensível: Análise, recuperação e resgate de peças teatrais vetadas pela censura no Estado de São Paulo (1932 - 1966) presentes no Arquivo Miroel Silveira (ECA/USP)

Processo: 15/16220-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2015 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Castilho Costa
Beneficiário:Maria Cristina Castilho Costa
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Mayra Rodrigues Gomes ; Renata Pallottini ; Roseli Aparecida Figaro Paulino
Assunto(s):Liberdade de expressão  Censura  Teatro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquivo Miroel Silveira | censura | Liberdade de Expressão | Peças vetadas | teatro | Comunicação e Censura

Resumo

O projeto visa dar continuidades a quinze anos de pesquisa sobre liberdade de expressão e censura desenvolvida em torno do Arquivo Miroel Silveira da ECA-USP - conjunto de 6137 processos de censura prévia ao teatro de 1930 a 1970, no Estado de São Paulo, sob guarda da Escola de Comunicações e Artes da USP. Para tanto, propõe-se a analisar 12 peças vetadas, entre 1932 e 19), de dez autores diferentes, procurando entender com profundidade as razões das interdições e a repercussão que tiveram na sociedade quando foram liberadas e estrearam. Pretende-se entender porque tais textos, uma vez extintos os órgãos de censura, foram deixando de ser reapresentados e atualizados. Para tanto, pretende-se desenvolver uma pesquisa-ação envolvendo pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas, leitura dramática das peças, debates, registro audiovisual dessas atividades e criação de site para divulgação das análises. Com isso, intenta-se, aprofundarmo-nos no estudo da censura como uma interdição na partilha do sensível, conceito proposto por Jacques Rancière como a disputa da produção simbólica pelo espaço público e coletivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)