Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Estadia acadêmica do pesquisador visitante Jérôme Havenel junto a grupos/projetos da UNESP Assis (Peirce e o problema da continuidade); UNESP Marília (estudos cognitivos); PUC/SP (Centro de Estudos do Pragmatismo e Centro Internacional de Estudos Peirceanos); UNICAMP (auto-organização)

Processo: 14/22560-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de fevereiro de 2016 - 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Metafísica
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Pesquisador visitante: Jérôme Havenel
Inst. do pesquisador visitante: Collège Ahuntsic, Canadá
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52627-9 - Sistêmica, auto-organização e informação, AP.TEM
Assunto(s):Filosofia da matemática  Matemática  Intercâmbio de pesquisadores  Cooperação internacional 

Resumo

A participação do Professor Dr. Jérôme Havenel, tendo em vista as especialidades filosóficas às quais tem se dedicado, virá ao encontro das expectativas de vários Grupos/Projetos de Pesquisa cujas atividades se desenvolvem com certa associação entre seus pesquisadores, em Universidades Paulistas: UNESP (Assis e Marília); PUCSP; e UNICAMP. Esses grupos têm em comum linhas de trabalho na área que se situam entre a Filosofia e a Matemática, genericamente delimitando a chamada Filosofia da Matemática; área esta na qual, o Prof. Havenel, com dupla formação em Matemática e Filosofia, concentra suas atividades acadêmicas. A tese de doutorado do Prof. Havenel, Logique et mathematique du continu chez C. S. Peirce, é considerada um importante marco relativo aos estudos peirceanos, por conferir a este importante tema, central para a filosofia de Charles Sanders Peirce, sistematização, uma vez que consegue estabelecer as relações entre metafísica e matemática na obra deste pensador. Um estudo dessa envergadura dedicado a um pensador de primeiro quilate, como Peirce, naturalmente estabelece relações e confrontos com boa parte da Filosofia da Matemática contemporânea, reunindo elementos que vão da Lógica à Metafísica. Os Grupos e Projetos de Pesquisa envolvidos na vinda do Prof. Visitante apresentam como grande trunfo de sua contribuição, justamente, o lugar estratégico que seu trabalho ocupa para com as atividades múltiplas que os parceiros brasileiros desenvolvem. Com isso, não só cada grupo/projeto em particular se beneficiará da visita, como o elo entre eles será reforçado, resultando em uma interlocução profícua de amplo espectro e poder de irradiação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)