Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do uso de prebióticos na progressão da doença periodontal induzida por ligadura em ratos.

Processo: 15/02564-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2015 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Luciana Prado Maia
Beneficiário:Luciana Prado Maia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde (FCSA). Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Hermann Bremer Neto ; Rodrigo Antonio Carvalho Andraus
Assunto(s):Doenças periodontais  Prebióticos  Inflamação  Modelos animais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenças Periodontais | Inflamação | Modelo Animal | prebióticos | Periodontia

Resumo

A literatura vem mostrando resultados promissores no uso de alimentos funcionais no controle da gengivite e periodontite, contudo, o uso de prebióticos [MANANOLIGOSSACARÍDEOS (MOS)] ainda não foi investigado. O objetivo do presente estudo é avaliar, por meio de análises histológica e histométrica, o efeito da administração de MOS (Preb) na progressão da doença periodontal (DP) em ratos com periodontite induzida por ligaduras Serão utilizados 40 ratos machos aleatoriamente divididos nos seguintes grupos: GC (grupo controle), GDP (grupo doença periodontal induzida por ligadura), GC-Preb (grupo controle + administração sistêmica de prebiótico) e GDP+Preb (grupo doença periodontal + administração sistêmica de prebiótico). Nos grupos GC-Preb e GDP-Preb será utilizada ração balanceada incorporada com 1g do prebiótico por kg da dieta, iniciando 30 dias antes da indução da DP. Os animais serão eutanasiados 14 dias após o início da indução da DP e as hemi-mandíbulas serão processadas para análise histológica e histométrica. Os dados obtidos serão agrupados por grupos experimentais e analisados de acordo com a normalidade, considerando o nível crítico para rejeição de hipótese de nulidade menor que 5% (p<0,05). Espera-se com este estudo demonstrar que o uso de prebióticos poderá ser considerado uma importante terapia ou mitigador no tratamento da DP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEVI, YARA L. A. S.; NOVAIS, GABRIELA S.; DIAS, RAISA B.; ANDRAUS, RODRIGO A. C.; MESSORA, MICHEL R.; NETO, HERMANN B.; ERVOLINO, EDILSON; SANTINONI, CAROLINA S.; MAIA, LUCIANA P.. Effects of the prebiotic mannan oligosaccharide on the experimental periodontitis in rats. JOURNAL OF CLINICAL PERIODONTOLOGY, v. 45, n. 9, p. 1078-1089, . (15/02564-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.