Busca avançada
Ano de início
Entree

Insulina e glucagon na inflamação aguda induzida por Aeromonas hydrophila em tilápia-do-Nilo Oreochromis niloticus

Resumo

Existem claras evidências que demonstram o envolvimento do sistema endócrino no processo inflamatório. Embora seja de grande importância, há escassez de literatura sobre a interação do processo inflamatório com os hormônios pancreáticos em peixes. Contudo, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da insulina e glucagon na inflamação aguda induzida por Aeromonas hydrophila inativada em Oreochromis niloticus (tilápia-do-Nilo). Para isto, 960 tilápias-do-Nilo (± 200g) serão distribuídos em 8 grupos (3 repetições): T1: (Grupo controle) - tratadas com solução salina esterilizada a 0,65%; T2: tratada com 30 mg/Kg de metirapona; T3: tratadas com 30 mg/Kg de metirapona + 0,75 mg/Kg de glucagon; T4: tratadas com 30 mg/Kg de metirapona + 0,8 mg/Kg de cortisol; T5: tratadas com metirapona 30 mg/Kg + 0,75 mg/Kg de glucagon + 0,8 mg/Kg de cortisol, T6: tratadas com 2 UI de insulina; T7: tratadas com 40 mg/Kg de aloxano e T8: tratadas com 40 mg/Kg de aloxano + 2 UI de insulina. Todos os tratamentos serão compostos por um grupo desafiado com A. hydrophila inativada e terão um grupo controle injetado com solução salina. Os animais sofrerão eutanásia nos tempos pré-determinados de 30 min, 1, 3, 6, e 24 horas após o desafio com A. hydrophila inativada na bexiga natatória para coleta de material biológico. Os animais serão avaliados quanto ao seu comportamento clínico, componente celular inflamatório, variáveis hematológicas, bioquímica sérica, cortisolemia, glicemia, determinação e quantificação das citocinas TNF, IL-1 e IL-8 no soro, atividade respiratória de leucócitos do sangue, concentração de lisozima, atividade lítica do soro, atividade de aglutinação bacteriana, avaliação do sistema complemento: atividade hemolítica, histopatologia e percentual de sobrevivência relativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUEVA-QUIROZ, VICTOR ALEXANDER; YUNIS-AGUINAGA, JEFFERSON; RAMOS-ESPINOZA, FERNANDO CARLOS; DE MORAES, FLAVIO RUAS; ENGRACIA DE MORAES, JULIETA RODINI. Acute hypercortisolemia inhibits innate immune parameters in Piaractus mesopotamicus experimentally infected with Aeromonas hydrophila. Aquaculture, v. 523, JUN 30 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.