Busca avançada
Ano de início
Entree

Polos de Desenvolvimento e Habitats de Inovação no interior Paulista: um estudo sobre as regiões de Piracicaba e São Carlos/SP.

Processo: 14/25682-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2015 - 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Pesquisador responsável:Gustavo Benevides
Beneficiário:Gustavo Benevides
Instituição-sede: Faculdade de Gestão e Negócios. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados: Antonio Carlos Giuliani ; Christiano França da Cunha ; Nadia Kassouf Pizzinatto
Assunto(s):Desenvolvimento regional 

Resumo

O presente projeto objetiva analisar quais as competências territoriais necessárias para fomentar e constituir o polo de desenvolvimento e o habitat de inovação nos territórios de Piracicaba e São Carlos/SP. Para tanto, será necessário investigar as articulações promovidas entre os atores: público, privado, universidades, centros de pesquisa, e demais atores sociais relevantes, no que tange à promoção de um polo de desenvolvimento e inovação orquestrado de forma a aprimorar o capital social local e as relações de cooperação e aprendizado. A abordagem metodológica da pesquisa será alicerçada na visão interpretativista. Não obstante serão utilizadas as ferramentas descritivas a partir de variáveis e indicadores que apontem para o processo de transformação vivenciado nas cidades alvo da pesquisa. A investigação se volta para identificar e analisar as características e especificidades das organizações e articulações entre os atores que contribuem para o desenvolvimento nas localidades. Os resultados esperados concentram-se na reflexão teórica e empírica sobre competências territoriais necessárias para constituição do polo de desenvolvimento e criação dos habitats de inovação, bem como na proposição de instrumento metodológico para as análises territoriais. Com a compreensão das características e especificidades locais será possível à formulação de políticas públicas que assegurem o desenvolvimento das localidades no longo prazo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)