Processo: | 15/15275-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio Organização - Reunião Científica |
Vigência: | 20 de outubro de 2015 - 23 de outubro de 2015 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema |
Pesquisador responsável: | Gilberto Alexandre Sobrinho |
Beneficiário: | Gilberto Alexandre Sobrinho |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Multimeios Universidade pública |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | audiovisual | cinema | Socine | Unicamp | Estudos do Cinema e do Audiovisual |
Resumo
XIX Encontro SOCINE - Cinemas em Redes, 20 a 23 de outubro de 2015, UNICAMP - Campinas, SP. Cinemas em Redes é uma expressão cunhada para nomear um conjunto de mudanças significativas no âmbito daimagem em movimento, tendo as tecnologias digitais, ou os ecossistemas digitais, como parâmetros de transformações e, ao mesmo tempo, sinalizadores de uma fronteira histórica que coloca uma baliza no tempo: o passado analógico, o presente e o futuro digital. Assim, velocidade, mobilidade e virtualidade pautam-se como vetores de uma nova ordem de tempo e de espaço das imagens e dos sons. Nesse sentido, como lidar com a preservação e o passado das imagens? Estariam os vocabulários artísticos inerentes aocinema, à televisão e ao vídeo profundamente abalados por tais mudanças tecnológicas, econômicas eculturais? Como os mercados, nas lógicas da geopolítica e do capital transnacional, se (re)definem? E que estratégicas políticas de subjetivação seriam ativadas nesses processos? Finalmente, o termo "redes" opera aqui como conceito, simultaneamente, em perspectiva denotativa e conotativa, atinente não apenas às"tecnologias de redes" (hardware e software), mas também às tecnologias sociais, não-maquínicas, aosprocessos subjetivos e quaisquer outros esquemas ou modelos, no campo do cinema e do audiovisual, que pressuponham integração descentralizadora e fluxos culturais e artísticos. Serãoapresentados, durante o XIX Encontro da SOCINE, trabalhos em quatro modalidades: (1) Seminários Temáticos, (2) Mesas Temáticas Pré-Constituídas, (3) Comunicações Individuais e (4) Painéis; o evento também conta com uma programação especial com convidados; o encontro será realizado na UNICAMP, em Campinas, com o apoio da Pós-Graduação em Multimeios, referência para a área no Brasil e na América do Sul, e terá colaboração da Graduação em Comunicação Social - Midialogia. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |