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A prática do currículo cultural da Educação Física na perspectiva dos professores

Processo: 15/08168-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Marcos Garcia Neira
Beneficiário:Marcos Garcia Neira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar  Multiculturalismo  Diversidade cultural  Herança cultural  Hermenêutica  Estudos culturais 

Resumo

A diversidade cultural impõe novas responsabilidades à escola. Longe de constituir-se em obstáculo ou problema, o convívio com as diferenças é uma riqueza. A existência de pessoas com variadas heranças culturais no mesmo espaço obriga a escola a elaborar um currículo que reconheça as diferentes culturas. Em geral, a pertença a um determinado grupo faz-se acompanhar de especificidades que moldam a sua identidade cultural. Dentre as inúmeras formas, as diferenças culturais se expressam também pelos textos produzidos pelas manifestações da cultura corporal. Comumente, o repertório de gestos e práticas corporais cultivados nas comunidades populares é desvalorizado pelos currículos hegemônicos. Tal quadro ocasiona descompasso, afastamento e resistência por parte dos alunos, ou fixação distorcida de signos de classe, etnia e gênero presentes nas brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e esportes tradicionalmente privilegiados na escola. Atentos à problemática, um grupo de docentes atuantes nas redes públicas da região metropolitana de São Paulo têm cotidianamente colocado em ação uma proposta sensível às diferenças culturais e comprometida com a formação de identidades democráticas, o denominado currículo cultural da Educação Física. O presente projeto objetiva reconhecer suas principais características por meio da interpretação da produção discursiva dos professores acerca da própria prática. Com o apoio nos conceitos dos Estudos Culturais, do multiculturalismo crítico e da teorização curricular do componente, recorrer-se-á a uma bricolagem entre a pesquisa descritiva e a entrevista narrativa. A hermenêutica crítica inspirará as interpretações do material recolhido e seu entretecimento. (AU)

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