Busca avançada
Ano de início
Entree

Culturas profissionais e identidades docentes: processos de (re)construção de identidades docentes em um curso de licenciatura de uma universidade pública paulista

Processo: 15/06329-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2015 - 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Luciana Maria Viviani
Beneficiário:Luciana Maria Viviani
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Celi Rodrigues Chaves Dominguez ; Elen Cristina Faht ; Fabiana Curtopassi Pioker Hara ; Josely Cubero ; Valeria Cazetta ; Verónica Marcela Guridi
Assunto(s):Formação de professores  Professores  Identidade profissional  Licenciatura  Universidade pública 

Resumo

Este projeto de pesquisa refere-se à área de estudos das culturas escolares e, mais especificamente, das culturas profissionais docentes, e tem como objetivo refletir sobre processos de (re)construção de identidades docentes que ocorrem durante os cursos de formação inicial de professores e professoras. Também busca investigar como esses processos identitários se conectam a formas de produção e de circulação de culturas profissionais nas instituições escolares e de outras culturas da sociedade mais ampla. Por meio da análise de narrativas textuais e visuais produzidas por estagiários de um curso de licenciatura em uma universidade pública paulista, espera-se contribuir para o entendimento do processo de formação identitária e subsidiar práticas de docentes atuantes em cursos de formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALÉRIA CAZETTA; CELI RODRIGUES CHAVES DOMINGUEZ; FABIANA CURTOPASSI PIOKER-HARA; JOSELY CUBERO. E-ducar o olho e o olhar: narrativas audiovisuais, contextos escolares e estágios curriculares supervisionados. Educ. Pesqui., v. 44, p. -, 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.