Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento da tecnologia de fabricação de alvos de folhas finas de urânio metálico para produção de Mo-99 por fissão nuclear

Resumo

O Tc-99m, gerado a partir do decaimento do Mo-99, é o radionuclídeo mais conveniente para a execução de procedimentos de tomografia computadorizada, devido à sua emissão gama bem característica e de fácil detecção, aliada à sua meia-vida de 6 horas, muito apropriada para a realização de exames diagnósticos. O Mo-99 é obtido por meio da fissão do U-235, sendo separado quimicamente dos produtos de fissão restantes. O Tc-99m é produto do decaimento do Mo-99, obtido por meio de geradores 99Mo/99mTc, que fornecem o Tc-99m conforme o Mo-99 decai. Por esse motivo o uso do Tc-99m abrange 85 % do total de procedimentos de diagnósticos por imagem nuclear. No Brasil, a demanda atual é de 320 geradores 99Mo/99mTc por semana, representado 4 % da demanda mundial. Os geradores têm sido importados da Nordion, do Canada, a um custo de 20 milhões de dólares por ano. Nos últimos anos tem ocorrido crises globais no fornecimento de radioisótopos medicinais, principalmente do 99Mo, as quais afetaram profundamente a distribuição de geradores 99Mo/99mTc no Brasil e incentivou o lançamento do Empreendimento RMB - Reator Multipropósito Brasileiro, que tem o objetivo de tornar o país independente na produção de isótopos radioativos para medicina. Um dos pontos críticos para garantir o sucesso do Projeto RMB, é o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de alvos de irradiação para produção do Mo-99 por fissão. A tendência internacional aponta para o uso de alvos a base de folhas finas de urânio metálico, que possibilita quadruplicar a massa de U-235 incorporada no alvo tradicional de dispersão UAlx-Al, quadruplicando, por conseguinte, a capacidade de produção de Mo-99 numa mesma rotina de irradiação. O objetivo do presente projeto é desenvolver no Brasil a tecnologia de fabricação do alvo de folha fina de urânio metálico, a qual foi recentemente demonstrada na Indonésia e nos Estados Unidos. O Projeto de Pesquisa aqui proposto, em sincronia com o Projeto RMB, pretende colocar o Brasil em condições de produzir Mo-99 utilizando a mais moderna tecnologia de alvos de irradiação disponível na comunidade internacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DURAZZO, MICHELANGELO; SOUZA, JOSE A. B.; IANELLI, RICARDO F.; TAKARA, ERIKI M.; NETO, JOSE S. GARCIA; SALIBA-SILVA, ADONIS M.; URANO DE CARVALHO, ELITA F. Manufacturing LEU-foil annular target in Brazil. ANNALS OF NUCLEAR ENERGY, v. 165, JAN 2022. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.