Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de técnicas de reconfiguração em tempo de execução aplicadas a sistemas embarcados utilizando processador reconfigurável

Resumo

Sistemas embarcados podem ser definidos como sistemas computadorizados com alto acoplamento entre hardware e software projetados para desempenhar funções dedicadas. São amplamente utilizados em diversos domínios de aplicação tais como automobilístico, aeronáutico, espacial, telecomunicações. Basicamente, existem quatro requisitos gerais que norteiam o projeto e o desenvolvimento de sistemas embarcados: (i) performance, (ii) consumo de energia, (iii) tamanho e (iv) preço. Atualmente, pode-se observar uma crescente demanda por aplicações de alta performance e baixo consumo de energia considerando-se a área de sistemas embarcados. Nesse contexto, torna-se necessário a adoção de novas abordagens para o projeto de sistemas embarcados, como o suporte à adaptatividade. Tal adaptatividade torna-se viável através do emprego de processadores reconfiguráveis, que se apresentam como uma alternativa a outras soluções (processadores ou ASICs). Alguns pontos chave contribuem para justificar a utilização de processadores reconfiguráveis no desenvolvimento de sistemas embarcados como a questão performance vs. eficiência na utilização de energia; aumento nos custos de produção e custos não-recorrentes de engenharia; e aumento de dispositivos inteligentes. Assim, o objetivo desse projeto de pesquisa concentra-se na análise de técnicas de reconfiguração aplicadas a sistemas embarcados utilizando processador reconfigurável visando propor um modelo de reconfiguração em tempo de execução considerando a otimização de performance e o consumo de energia no sistema. O emprego de técnicas de reconfiguração em tempo de execução em sistemas embarcados, através da utilização de processadores reconfiguráveis, se mostra como um campo de pesquisa ativo e promissor. Em síntese, a aplicação do modelo proposto abre a possibilidade para que em tempo de execução o sistema avalie e tome a decisão de implementar e realizar uma funcionalidade de maneira otimizada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOUBACH, DENIS S.. An analysis on power consumption and performance in runtime hardware reconfiguration. INTERNATIONAL JOURNAL OF EMBEDDED SYSTEMS, v. 14, n. 3, p. 277-288, . (14/24855-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.