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O trabalho do professor, indicadores de Burnout e depressão, práticas educativas e comportamento dos alunos: correlação e predição

Processo: 14/21977-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2015 - 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Nilson Rogério da Silva
Beneficiário:Nilson Rogério da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Assunto(s):Saúde do trabalhador  Prática de ensino  Professores  Depressão  Estudantes  Distúrbios do comportamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Burnout | depressão | práticas educativas | Problemas de comportamento | Trabalho do Professor | Saúde do Trabalhador

Resumo

A ocorrência do burnout em professores pode afetar também suas práticas educativas, seu repertório de habilidades sociais e o comportamento de alunos. Na literatura tais variáveis são abordadas de forma independente, o que dificulta sua compreensão. Este estudo tem como objetivos correlacionar e predizer as variáveis: condições de trabalho do professor, indicadores de burnout e depressão, práticas educativas do professor e o repertório de habilidades sociais e de problemas de comportamento dos alunos. Participarão do estudo 120 professores distribuídos em dois grupos: 1) 60 professores do ensino regular com inserção de alunos com deficiência e/ou de salas de recursos multifuncionais que participam de um curso de aperfeiçoamento na modalidade de ensino à distância (EAD) sobre práticas educativas em Educação Especial e Inclusiva e b) 60 professores do ensino regular com inserção de alunos com deficiência e/ou de salas de recursos multifuncionais de escolas do ensino fundamental (presencial) de um município de médio porte do interior e São Paulo. Para a coleta de dados serão utilizados: 1) Questionário sobre a percepção dos professores sobre o trabalho docente, 2) O Inventário da Síndrome de Burmout - ISB, 3) Questionário de Capacidades e Dificuldades - Versão de Pais e Professores - SDQ, 4) Questionário sobre Saúde do/da Paciente - PHQ 9 e 5) Checklist de habilidades sociais educativas e de práticas negativas - Professores. Os dados foram analisados com estatística descritiva (média e desvio padrão), correlação (Teste Spearman) e análises de regressão lineares. (AU)

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