Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito método canguru na redução do estresse crônico de bebês e mães de prematuros internados em unidade neonatal

Resumo

Tanto bebês prematuros (PT) como suas mães vivenciam situações estressantes durante a permanência na unidade neonatal (UN). Temos como hipótese que o Método Canguru (MC) pode ajudar a reduzir esse estresse, assim nossos objetivos são: analisar o estresse materno durante a permanência na UN e no último trimestre de gestação quando o parto ocorre prematuramente; avaliar a efeito do MC em reduzir o estresse crônico do prematuro e suas mães e comparar o estresse crônico entre PT submetidos ao MC e ao cuidado convencional. MÉTODO: Trata-se de estudo comparativo prospectivo. Amostra contará com 25 binômios mãe-bebê submetidos ao MC e 25 sem vivenciar o método (controle). Critérios de Inclusão: PT com idade gestacional de até 34 semanas admitidos na UTI Neonatal e/ou Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal (UCIN), que ficarem em incubadora ou berço aquecido. Serão coletados os dados demográficos da mãe e do PT; aplicada as escalas de medida de estresse PSS:NICU e PSS para a mãe e coletado material biológico (unhas) da mãe e PT. Duas amostras de unhas maternas serão coletadas: na terceira semana e terceiro mês pós-parto. A coleta das unhas do bebê será feita quando ele tiver três meses de vida, em amostra única. Os materiais biológicos serão enviados a um laboratório especializado no Canadá. A análise dos dados das escalas será por meio de estatística descritiva e a do estresse biológico através do cortisol e desidroepiandrosterona das unhas nos diferentes grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA-VOGLER, SANDRA REGINA; DE SOUZA LIMA, GEISY MARIA. The effect of kangaroo care on modulate chronic stress response in preterm infants and mothers. STRESS-THE INTERNATIONAL JOURNAL ON THE BIOLOGY OF STRESS, APR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.