Busca avançada
Ano de início
Entree

Grelina: possíveis efeitos cardioprotetores e imunomoduladores na Doença de Chagas experimental aguda e crônica

Processo: 14/18682-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2015 - 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Ana Amélia Carraro Abrahão
Beneficiário:Ana Amélia Carraro Abrahão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:José Clóvis do Prado Júnior
Assunto(s):Parasitologia  Doença de Chagas  Imunomodulação  Grelina  Eletrocardiografia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomarcadores cardíacos | Doença de Chagas | Eletrocardiografia | Grelina | Imunomodulação | rato | Parasitologia

Resumo

O tratamento da doença de Chagas continua parcialmente ineficaz, envolvendo terapias dirigidas ao parasita e terapias adjuvantes. No Brasil, o benzonidazol (N-benzil-2-nitroimidazol-acetamida) é o único medicamento disponível para o tratamento etiológico e pode causar efeitos colaterais ao paciente. Estudos demonstram que a Grelina apresenta importante função cardioprotetora, anti-apoptótica, anti-oxidante e ação antiinflamatória. A procura de novas terapias para o controle da doença de Chagas tem sido a meta de nosso grupo de pesquisa. No presente projeto avaliaremos os possíveis efeitos cardioprotetores e imunomoduladores da grelina, associada ou não ao benzonidazol, na fase aguda e crônica da infecção. Será utilizado como modelo experimental ratos Wistar infectados pela cepa Y de T. cruzi. Estas avaliações serão realizadas através de diferentes parâmetros imunológicos tais como quantificação de citocinas pró e anti-inflamatórias (IL-1, IL-6, IL-10, IL-12, TNF-alfa, TGF-beta e IFN-gama), biomarcadores cardíacos (Troponinas I, T e NT-ProBNP), quantificação de óxido nítrico (NO), avaliação da apoptose celular, linfoproliferação de esplenócitos (CFSE), fenotipagem das populações celulares de linfócitos (TCD3+, TCD4+, TCD8+ e NK) através de citometria de fluxo. Será realizada também quantificação de parasitas sanguíneos e a análise histológica do coração para avaliação do parasitismo cardíaco. Além disso, serão avaliados os efeitos do tratamento com grelina sobre as variáveis eletrocardiográficas e ecodopplercardiográficas em ratos na fase aguda e crônica da doença de Chagas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, FERDINANDO DE PAULA; BRONZON DA COSTA, CASSIA MARIANA; PEREIRA, LUIZ MIGUEL; SILVA LESSA, DIEGO FERNANDO; PITOL, DIMITRIUS LEONARDO; MARDEGAN ISSA, JOAO PAULO; DO PRADO JUNIOR, JOSE CLOVIS; CARRARO ABRAHAO, ANA AMELIA. Effects of ghrelin supplementation on the acute phase of Chagas disease in rats. PARASITES & VECTORS, v. 12, n. 1, . (14/18682-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: