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Grupo de pesquisa de música da Renascença e Contemporânea - Greco

Processo: 14/15570-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de junho de 2015 - 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Cesar Marino Villavicencio Grossmann
Beneficiário:Cesar Marino Villavicencio Grossmann
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Fábio Cury ; Marcos Fernandes Pupo Nogueira
Bolsa(s) vinculada(s):17/05511-4 - Conceitos organológicos antigos vs. modernos na construção da flauta doce, BP.IC
16/04451-5 - Relação entre músico e público na prática musical no século XVII, BP.IC
15/12957-3 - Grupo de Pesquisa de Música da Renascença e Contemporânea - GReCo, BP.JP
Assunto(s):Composição musical  Interpretação musical  Música antiga  Música contemporânea  Improvisação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composição Musical | improvisação | Interpretação musical | Música Antiga | Música Contemporânea | Música contemporânea, música antiga, improvisação

Resumo

Este projeto tem como foco o desenvolvimento da pesquisa e performance do repertório dos séculos XVI, XVII, XX e XXI. Busca-se uma relação simbiótica entre a teoria e a prática musical abordando aspectos teóricos e conceituais da pesquisa sobre a organologia dos instrumentos antigos assim como da performance do repertório contemporâneo para estes instrumentos, abrindo espaço para a criação de composições acústicas e com meios eletrônicos.Duas linhas de pesquisa funcionarão de maneira integrada: 1)Estilo e interpretação da música dos séculos XVI e XVII.2)Desenvolvimento e interpretação do repertório contemporâneo.O objetivo do projeto é constituir um corpo de pesquisa e criação musical para formação de centro emergente no Instituto de Artes da UNESP. Se divide em dois focos: (1) a pesquisa e prática do repertório dos séculos XVI e XVII e (2) o desenvolvimento de processos criativos e interpretativos da música contemporânea. Esses processos envolvem questões como a transterritorialidade dos instrumentos, utilização de tecnologias eletrônicas, análise de repertório (antigo e moderno) e produção artística. Embora o foco esteja na produção musical, três áreas principais irão atuar de maneira simbiótica: a música antiga, a música contemporânea e a musicologia histórica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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