Busca avançada
Ano de início
Entree

Componentes de sinalização trocados entre células transformadas e não transformadas através de microvesículas

Processo: 15/00544-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 11 de junho de 2015 - 24 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Vanessa Morais Freitas
Beneficiário:Vanessa Morais Freitas
Pesquisador visitante: Gary S. Goldberg
Inst. do pesquisador visitante: Rowan University, Estados Unidos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação celular 

Resumo

Comunicação entre células transformadas e não transformadas é um processo crítico e que participa da regulação de diferentes estágios da carcinogenêse. Esse fenômeno foi ressaltado por achados recentes de que DNA mitocondrial pode ser doado por células normais para xenoenxertos de células tumorais, ajudando essas células no processo de metastases. A importância da comunicação entre células do estroma e células tumorais é conhecida há muitas décadas mas os mecanismos envolvidos nessa interação ainda não estão totalmente esclarecidos. Exossomos e microvesículas surgiram recentemente como veículos pelos quais células vizinhas transferem informações entre si para influenciar o comportamento de outras células. Exossomos e microvesiculas são pequenas estruturas lipídicas, encapsuladas que são transferidas entre células vizinhas. No entanto, os sinais mediados por essas estruturas dinâmicas ainda não foram explorados. Temos como objetivo elucidar os processos pelos quais os exossomos e microvesículas se formam, assim como a natureza dos sinais que são transferidos através dessas estruturas entre células transformadas e não transformadas. Resultados desse estudo, realizado em colaboração, poderão ajudar na descoberta de novos métodos para detectar e tratar uma grande variedade de tumores que acometem boca, pulmão, ovário e mama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, THAIOMARA A.; SMUCZEK, BASILIO; VALADAO, IURI C.; DZIK, LUCIANA M.; IGLESIA, REBECA P.; CRUZ, MARIO C.; ZELANIS, ANDRE; DE SIQUEIRA, ADRIANE S.; SERRANO, SOLANGE M. T.; GOLDBERG, GARY S.; et al. AHNAK enables mammary carcinoma cells to produce extracellular vesicles that increase neighboring fibroblast cell motility. ONCOTARGET, v. 7, n. 31, p. 49998-50016, . (13/07467-1, 10/07699-1, 15/00544-6, 11/09472-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.