Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de professores de física a partir da utilização de metodologias interativas de ensino

Processo: 14/05355-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Alves Barros
Beneficiário:Marcelo Alves Barros
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física  Formação de professores  Multimídia interativa 

Resumo

Este projeto será desenvolvido na perspectiva da formação inicial de professores de Física a partir da utilização de metodologias interativas, em particular, o método Peer Instruction (Instrução pelos Colegas - IpC) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida). Entre as principais perguntas que este projeto se propõe a responder podemos destacar: i) Quais os principais conflitos e dificuldades que licenciandos encontram ao utilizar o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching? ii) Que vantagens e limitações são apontadas por eles quando utilizam o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching como estratégia didática? iii) Em comparação com o ensino tradicional, quais as vantagens e desvantagens em se implementar o método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching em aulas de Física do Ensino Médio? Nossos dados serão coletados entre licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) promovido pela CAPES. Nosso interesse consiste em mapear e avaliar a formação profissional dos futuros professores de Física com ênfase: na metodologia de ensino proposta, nos limites e alcance da ação docente a partir da implementação do método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e, finalmente, nas interpretações e estratégias construídas pelos formadores para desenvolver o trabalho de formação inicial de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)