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Sistema inteligente de estacionamento utilizando rede de sensores sem fio

Resumo

Um relatório divulgado pelo Observatório das Metrópoles mostra que o crescimento do número de automóveis em circulação foi de 78% em diversas metrópoles brasileiras entre 2001 e 2011. São Paulo, conta com o maior número, aproximadamente 8,2 milhões, o que equivale a 17,8% de toda a frota nacional. Além dos diversos problemas ambientais envolvidos, este crescimento desenfreado gera uma série de transtornos no trânsito, como congestionamentos e procura por locais de estacionamento. Sendo assim, visando reduzir estas situações, o presente projeto irá propor o desenvolvimento de um sistema inteligente de gerenciamento para estacionamentos usando rede de sensores sem fio. A expectativa deste projeto é fazer um sistema autônomo inovador, eficiente e de fácil utilização, para o monitoramento de vagas para estacionar tanto em vias públicas quanto em estacionamentos privados como centros comerciais, aeroportos, hipermercados, estádios de futebol e universidades. O serviço gerado atrairia mais consumidores impactando positivamente no comércio local. Para isto, esta tecnologia irá prover ao usuário economia de tempo e combustível ajudando o meio ambiente na diminuição de gases poluentes. Além disso, será possível melhorar significativamente o trânsito já caótico em muitas cidades de médio e de grande porte, e ainda contribuir para a mobilidade urbana. Cada vaga será monitorada por um sensor preso ao solo que enviará o estado em que se encontra o local, livre ou ocupado, até um repetidor. Estes dados serão reenviados pela rede Ad hoc de repetidores até um gateway, com conexão à Internet. O servidor receberá esses dados, e terá a função de armazenar e gerenciar as informações. Os motoristas serão capazes de acessar as informações do servidor através de um aplicativo instalado em seus smartphones ou tablets, que tenham acesso à Internet. O mercado de dispositivos conectados à Internet cresceu muito nestes últimos anos, justificando assim, o uso desta tecnologia no projeto de pesquisa. A metodologia a ser aplicada iniciará o projeto a partir da descrição mais abstrata do sistema, passando desde a especificação e arquitetura, até a conclusão com testes em campo. Os resultados esperados na primeira fase são garantir a viabilidade técnica e comercial do projeto, assim como, iniciar os procedimentos de pesquisa do serviço/produto final. O diferencial deste projeto em relação aos que já existem no mercado brasileiro, será oferecer uma tecnologia capaz de atender os pontos de estacionamento de veículos em áreas externas, ou seja, sem cobertura. (AU)

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