Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectivas para a vida adulta entre jovens acompanhados em um CAPS adulto na cidade de São Paulo

Processo: 14/22727-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2015 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Denise Martin Coviello
Beneficiário:Denise Martin Coviello
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serviços de saúde mental  Participação social  Jovens 

Resumo

A juventude brasileira vem se incorporando mais tardiamente à categoria adulta. A ideia de passagens "tradicionais", representadas como uma sequência de determinadas etapas a serem ultrapassadas, vem sendo repensada e desconstruída nos últimos 20 anos a partir de mudanças sociais, econômicas, culturais e éticas. Diversos fatores condicionantes atravessarão constantemente esse processo, influenciando-o e proporcionando diferenças que permeiam limites e oportunidades significativas neste percurso. Neste contexto, alguns jovens vivenciam a primeira crise psicótica no período etário mais característico desta transição. JUSTIFICATIVA: Quando iniciado na infância ou adolescência, os quadros psicóticos merecem atenção especial pelos prejuízos imediatos que causam e pelas restrições que podem determinar no seu futuro desenvolvimento na vida dos sujeitos que o vivenciam. Diante desse cenário, é fundamental lançar um olhar sobre esse processo de transição atrelado a uma ruptura vivenciada durante este percurso. OBJETIVO: Conhecer o significado da transição para a vida adulta em jovens que realizam acompanhamento em um Centro de Atenção Psicossocial II Adulto (CAPS), a partir de suas experiências sobre esse processo. MÉTODOS: Serão utilizados métodos e técnicas de pesquisa tradicionais da Antropologia, entre eles, a observação etnográfica densa e entrevistas individuais em profundidade. A pesquisa se realizará em um CAPS II Adulto, São Paulo. Participarão da pesquisa integrantes do Grupo Jovens, grupo já realizado no serviço. Com essa pesquisa, pretende-se contribuir para o debate sobre políticas públicas para jovens acompanhados em serviços de saúde mental e atenção especializada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALINE E. MILHOMENS; DENISE MARTIN. Rupturas e transformações na vida de jovens acompanhados em um CAPS adulto. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 27, n. 4, p. -, Dez. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.