Busca avançada
Ano de início
Entree

Effects of phototherapy on muscle activity and pain in individuals with temporomandibular disorder: a study protocol for a randomized controlled trial.

Processo: 14/25798-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de janeiro de 2015 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez
Beneficiário:Daniela Aparecida Biasotto-Gonzalez
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vila Maria. São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Phototherapy | Physical Therapy modal | temporomandibular joint disorder | Avaliação e Reabilitação das Disfunções do Sistema Estomatognático

Resumo

Introdução: Dor e Síndrome da Disfunção Temporomandibular (DTM) é caracterizado como um subgrupo das dores oral-faciais. Um dos recursos utilizados para tratar a dor muscular é o laser de baixa intensidade (LBI), bem como a terapia com LED (diodo emissor de luz). Diversos fatores ainda permanecem desconhecidos, tais como: doses e parâmetros ideais de aplicação, se há efeito acumulativo decorrente de uma única sessão, e sua capacidade de interação com o organismo. Havendo necessidade de se investigar recursos terapêuticos que combinem não só diferentes comprimentos de onda como também diferentes fontes de luz (laser e LED, por exemplo). The research questions: Analisar os efeitos da fototerapia sobre a dor, atividade muscular dos músculos temporais e masseteres e mobilidade articular em indivíduos com DTM. Métodos: Será realizado um ensaio clínico randomizado, placebo-controlado e duplo-cego. Participarão indivíduos femininos com idade entre 18 40 anos com Disfunção Temporomandibular Miogênica, sendo alocados em 4 grupos de forma randomizada. Três grupos irão receber fototerapia com diferentes fontes de luz, e 1 grupo não receberá dose: Grupo A (0,65Joules), Grupo B (1,30 Joules) e Grupo C (1,95 Joules) e Grupo D (0 Joules) será considerada dose placebo. Serão realizadas avaliações utilizando: Questionário para critério de diagnóstico das disfunções temporomandibulares (RDC/TMD), paquímetro digital, eletromiografia; escala visual analógica e algometria. Os protocolos serão aplicados em uma única sessão e serão avaliadas em quatro momentos distintos. Análise: Serão realizadas adotado um nível de significância de 5%. Este estudo está registrado na Clinical Trials sob protocolo NCT02018770. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)