Busca avançada
Ano de início
Entree

Resíduos de construção civil: gestão e aplicação na produção de argamassa e concreto

Resumo

A construção civil tem um grande potencial para a utilização dos resíduos que ela gera, visto que a mesma chega a consumir até 75% dos recursos naturais. Assim, uma das formas de solução para os problemas gerados pelos resíduos, tanto da própria indústria da construção como de outros setores, é a reciclagem, que ajuda a reduzir o consumo de recursos naturais não-renováveis e também a diminuir as áreas necessárias para aterro. Para retornar o resíduo para cadeia produtiva, este precisa sofrer um tratamento, sendo o mais comum dentre eles, o processo de britagem que possibilita sua utilização como agregado. Entretanto, devido à grande variabilidade de sua composição, sua aplicação na produção de concreto é mínima, levando inclusive a norma brasileira, a permitir seu uso apenas em concreto sem função estrutural. O objetivo desse plano de trabalho é avaliar a gestão dos resíduos de construção na região metropolitana de Campinas aplicar conceito de logística reversa e avaliar a potencialidade do uso desses resíduos de construção civil na própria cadeia produtiva, quer seja em argamassa ou concreto. Para isso, os resíduos provenientes de diversas unidades recicladoras das Regiões Metropolitanas de Campinas, Piracicaba e São Paulo, serão analisados, para que baseado em suas características, os agregados reciclados tenham aplicação adequada. Serão avaliadas características dos compósitos cimentícios produzidos com resíduos buscando verificar sua viabilidade para a produção de concreto para fins estruturais e na produção de argamassa.Espera-se obter dados consistentes a respeito das características dos agregados reciclados produzidos por diversas empresas da região e viabilizar sua aplicação, ampliando o campo de utilização desses agregados na construção civil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JACINTHO, ANA ELISABETE PAGANELLI GUIMARAES DE AVILA; CAVALIERE, IVANNY SOARES GOMES; PIMENTEL, LIA LORENA; FORTI, NADIA CAZARIM SILVA. Modulus and Strength of Concretes with Alternative Materials. MATERIALS, v. 13, n. 19 OCT 2020. Citações Web of Science: 0.
LIA LORENA PIMENTEL; GIOVANNA FALZETTA RIZZO; ANA ELISABETE PAGANELLI GUIMARÃES DE AVILA JACINTHO; PATRÍCIA STELLA PUCHARELLI FONTANINI. Concrete produced with recycled aggregate: a durability analysis for structural use. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 13, n. 6, p. -, 2020.
LIA LORENA PIMENTEL; OSVALDO PISSOLATO JUNIOR; ANA ELISABETE PAGANELLI GUIMARÃES DE A. JACINTHO; HELINE LAURA DE SOUSA MARTINS. Argamassa com areia proveniente da britagem de resíduo de construção civil – Avaliação de características físicas e mecânicas. MATERIA-RIO DE JANEIRO, v. 23, n. 1, p. -, 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.