Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de vias metabólicas importantes no controle de formigas cortadeiras

Processo: 14/12169-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2014 - 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Dulce Helena Ferreira de Souza
Beneficiário:Dulce Helena Ferreira de Souza
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Formigas cortadeiras  Catepsinas  Inativação gênica  Quitina  Controle de insetos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:catepsinas | controle de formigas | Formigas cortadeiras | Função Gênica | silenciamento genico | sintase de quitina | Química de biomoléculas

Resumo

Um dos fatores que permitem com que a fome no mundo seja atenuada é o desenvolvimento e o uso de inseticidas, que possibilitam o controle de insetos praga. A busca por novos inseticidas tem sido uma constante, tanto na Academia como também em indústrias, sendo que o principal objetivo é a obtenção de inseticidas menos tóxicos e com baixo impacto ambiental. De fundamental importância para a busca racional de novos compostos inseticidas é o conhecimento de vias metabólicas e de enzimas essenciais de insetos.A proposta deste projeto de pesquisa é contribuir no conhecimento da via de síntese de quitina e também de catepsinas de formigas cortadeiras, que são pragas importantes nas produções agrícolas e florestais no novo mundo. Devido ao fato de que vertebrados não sintetizam quitina (polissacarídeo crucial para o crescimento e desenvolvimento de insetos), a via metabólica deste polímero é um excelente alvo a ser explorado no desenvolvimento do controle de insetos praga. A sintase de quitina (SQ) tem sido descrita como a enzima-chave nesta via metabólica. A proposta deste projeto é investigar a presença de gene(s) que codifique(m) para síntese de SQs em formiga cortadeira Atta sexdens (formiga saúva) e, uma vez identificados, avaliar sua função nos diferentes estágios de desenvolvimento deste organismo através da técnica de RNA de interferência (RNAi). Em relação à catepsinas, diversos estudos relacionam catepsinas L de insetos no remodelamento de tecidos enquanto outros estudos mostram atividade inseticida da própria catepsina L. Assim, é consenso que catepsinas têm papel importante no desenvolvimento e sobrevivência de insetos e que são excelentes alvos para desenvolvimento de inseticidas. A proposta deste projeto é obter uma catepsina recombinante de A sexdens e caracterizá-la bioquímica e cineticamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARIELE C. MOREIRA; RENATO L. CARNEIRO; MARIANA F. FRACOLA; KELLI C. MICOCCI; ODAIR C. BUENO; DULCE H. F. SOUZA. Analysis of the Gene Expression and RNAi-Mediated Knockdown of Chitin Synthase from Leaf-Cutting Ant Atta sexdens. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 31, n. 10, p. 1979-1990, . (17/06198-8, 14/12169-2, 12/25299-6)
SANTOS CORREA, KATIA CELINA; MOREIRA, ARIELE CRISTINA; IBRAHIM, AMR GALAL ABD EL-RAHEEM; RAMOS DE JESUS, HUGO CESAR; MICOCCI, KELLI CRISTINA; CRIZOSTOMO KOCK, FLAVIO VINICIUS; BUENO, ODAIR C.; VENANCIO, TIAGO; HENRIQUE-SILVA, FLAVIO; SOUZA, DULCE HELENA F.. Identification and characterization of a recombinant cysteine peptidase (AsCathL) from leaf-cutting ant Atta sexdens Linnaeus, 1758 (Hymenoptera, Formicidae). Protein Expression and Purification, v. 201, p. 10-pg., . (17/15455-4, 15/21517-7, 14/12169-2, 18/16040-5, 18/06297-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.