Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de métodos para identificação e quantificação de produtos naturais em extratos vegetais, com ênfase para o uso da SBSE (SBSE/LC-Fluorescência e SBSE/UHPLC-MS) para a investigação de novos alcalóides harmânicos do maracujá

Resumo

Será estudada a composição química (identificação de substâncias e quantificação) dos alcaloides harmânicos dos frutos (polpa e sementes) de "maracujá azedo" (Passiflora edulis) e do "maracujá doce" (P. alata), devido ao seu amplo uso in natura ou como matéria-prima industrial (alimentos, fitocosméticos) no Brasil. A prioridade será a identificação e quantificação de outras novas substâncias que não foram anteriormente abordadas em projeto anterior (harmana e harmina).Para extração seletiva e pré-concentração dos alcalóides, será explorado o uso de uma nova fase sorvente polar para SBSE, silicone modificado/polietilenoglicol (EG-Silicone), que potencialmente possibilitará a investigação de alcaloides mais polares do que a SBSE usando PDMS como fase extratora. A identificação dos alcaloides nos extratos combinará informações cromatográficas, obtidas com padrões analíticos e reagentes específicos para detecção de alcaloides, com dados "on-line" dos extratos, obtidos por CLAE-UV/DAD, CLAE-Flu/DAD (dados de tR, espectros UV-Vis e de fluorescência) e por UHPLC-MS (cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada à espectrometria de massas). A validação das etapas de análise quantitativa seguirá os critérios do ICH.As principais técnicas analíticas utilizadas neste projeto são versáteis, atendem aos critérios analíticos necessários para uso também na indústria e atenderão aos objetivos da "Química Verde", devido à menor geração de resíduos químicos em comparação com técnicas tradicionais de Análise Fitoquímica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VÍTOR F. FREIRE; GABRIELA R. SILVA; JANETE H. YARIWAKE. Targeted-Analysis of β-Carboline Alkaloids in Passionfruit (“Maracujá”) by SBSE(PDMS)-LC/Flu and UHPLC-MS. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 29, n. 4, p. 775-781, . (09/54040-8, 13/21886-7)
FREIRE, VITOR F.; SILVA, GABRIELA R.; YARIWAKE, JANETE H.. Targeted-Analysis of beta-Carboline Alkaloids in Passionfruit ({''}Maracuja{''}) by SBSE(PDMS)-LC/Flu and UHPLC-MS. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 29, n. 4, p. 775-781, . (13/21886-7, 09/54040-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.