Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo: 2013/06810-4 - citômetro de fluxo BD Accury

Processo: 14/15127-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de outubro de 2014 - 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Hosana Gomes Rodrigues
Beneficiário:Hosana Gomes Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/06810-4 - Mecanismos de ação dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 no processo de reparo tecidual: enfoque neuro-imunológico, AP.JP
Assunto(s):Cicatrização  Citocinas  Diabetes mellitus  Ácidos graxos  Fisiologia da pele 
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento:Processos Biológicos - Caracterização - Contagem células (inclui citômetros)
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

A citometria de fluxo é uma tecnologia bastante utilizada e consagrada em diversas áreas da pesquisa. Além dos clássicos ensaios de marcação celular, os quais permitem saber quais tipos celulares estão presentes na amostra, atualmente, esta técnica permite a realização de diversos outros ensaios como quantificação intracelular de citocinas, atra'ves de kits como o CBA (Cytometric Beads Arrays) e vias de sinalização intracelular. Estas novas possibilidades otimizam ainda mais a utilização dos equipamentos de citometria de fluxo. No presente projeto, a citometria será utilizada para evidenciar quais tipos celulares estão presentes nas diferentes fases do processo de cicatrização, bem como as citocinas e fatores de crescimento liberadas por elas. Além disso, como iremos investigar a neuroinflamação, a citometria de fluxo será essencial para avaliarmos aspectos morfológicos dos neurônios que podem ser afetados com a admnistração de ácidos graxos. Considerando que esta é uma tecnologia de ponta e que ainda não está presente na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP/Limeira, sua aquisição é crucial não apenas para o projeto em questão como também para outros estudos aqui desenvolvidos. Na FCA ao menos 6 grupos de pesquisa, os quais juntos somam mais de 30 alunos entre graduandos, pós-graduandos e pós-doutorandos, serão beneficiados com esta tecnologia. Assim que adquirido e instalado pela empresa, o citômetro permanecerá no laboratório de pesquisa sob a minha responsabilidade, mas seu uso, mediante as regras descritas abaixo, também será feito por outros grupos. Todos os interessados em utilizar o equipamento participarão de um curso introdutório sobre a tecnologia da citometria de fluxo para aquisição de conhecimentos básicos. Este treinamento será oferecido pela empresa detentora da tecnologia, no caso a BD biosciences.Os alunos de outros grupos que necessitarem utilizar o equipamento, passarão por uma conversa comigo, juntamente com seus orientadores, para definirmos qual a melhor estratégia para alcançar o objetivo almejado. Todo o material necessário para o funcionamento do equipamento deverá ser fornecido pelo pesquisador que solicitar sua utilização. Eventuais manutenções serão realizadas em sistema de rodízio entre os docentes que utilizarão o equipamento, com verbas próprias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BURGER, BEATRIZ; KUHL, CAROLINA M. C.; CANDREVA, THAMIRIS; CARDOSO, RENATO DA S.; SILVA, JESSICA R.; CASTELUCCI, BIANCA G.; CONSONNI, SILVIO R.; FISK, HELENA L.; CALDER, PHILIP C.; VINOLO, MARCO AURELIO R.; et al. Oral administration of EPA-rich oil impairs collagen reorganization due to elevated production of IL-10 during skin wound healing in mice. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, . (18/11037-6, 13/06810-4, 14/15127-9)
CANDREVA, THAMIRIS; KUHL, CAROLINA M. C.; BURGER, BEATRIZ; DOS ANJOS, MARIAH B. P.; TORSONI, MARCIO A.; CONSONNI, SILVIO R.; CRISMA, AMANDA R.; FISK, HELENA L.; CALDER, PHILIP C.; DE MATO, FELIPE C. P.; et al. Docosahexaenoic acid slows inflammation resolution and impairs the quality of healed skin tissue. Clinical Science, v. 133, n. 22, p. 2345-2360, . (14/15127-9, 13/06810-4, 16/02021-3, 16/23298-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.