Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da anatomia oclusal, propriedade de cimentos resinosos e tipo de conectores na resistência mecânica e distribuição de tensão em próteses fixas metal free

Resumo

Avaliar como as diferentes inclinações de cúspides, os diferentes formatos de conectores, sistemas cerâmicos e propriedades de cimentos resinosos experimentais irão influenciar no desempenho e resistência de próteses cerâmicas livres de metal. Serão modelados e usinados pilares de pré-molar e molar, e confeccionados em resina G10, pelo sistema CAD/CAM, que serão utilizados para a realização do desenho anatômico da coroa. Três tipos de anatomia oclusal serão usinadas para posterior análise stática estrutural mecânica, de qual a melhor angulação anatômica para a confecção da cerâmica de cobertura. Depois de analisar os resultados do melhor desenho anatômico, 16 modelos serão modelados no software CAD (Rhynoceros 4.0). As variáveis utilizadas serão: conector, cerâmica, espessura do cimento e técnica de restauração. Três técnicas de cerâmica de cobertura serão utilizados: Rapid Layer, IPS emax CAD -on e cerâmica feldspática convencional. Os resultados serão analisados e a melhor variação conector que mostrar um melhor comportamento mecânico será testada em teste experimental in vitro. Todos os grupos serão ciclados 1200000 - 4 Hz, 200N. Para a análise do efeito das propriedades de cimentos resinosos experimentais, serão confeccionadas nanofibras de poliamida 6 impregnadas com nanotubos de carbono obtidos por meio do método da eletrofiação que serão incorporadas nos cimentos manipulados. Para a caracterização dos cimentos serão realizados: mensuração do módulo elástico, contração de polimerização, teste de microdureza (Knoop), análise do ângulo de contato, resistência à flexão do cimento por meio do teste de flexão de três pontos, resistência à flexão biaxial do conjunto cerâmica-cimento, teste de cisalhamento da interface adesiva cerâmica-cimento, tensão de contração de polimerização e análise em MEV. Todos os dados coletados serão apresentados em gráficos e tabelas, após a análise homocedacidade, homogeneidade e estatística descritiva, quando couber, e será escolhido o teste adequado para realizar as inferências referentes as hipóteses idealizadas neste tópico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUTO BORGES, ALEXANDRE LUIZ; MENDES TRIBST, JOAO PAULO; DE LIMA, ALINE LINS; DE OLIVEIRA DAL PIVA, AMANDA MARIA; OZCAN, MUTLU. Effect of occlusal anatomy of CAD/CAM feldspathic posterior crowns in the stress concentration and fracture load. CLINICAL AND EXPERIMENTAL DENTAL RESEARCH, . (13/14831-1, 14/00668-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.