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Amor e conflitos nas narrativas da juventude contemporânea: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento

Processo: 14/02430-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2014 - 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Leonardo Lemos de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Amor  Moral  Jovens  Cognição  Narrativa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amor | cognição | Conflitos | jovens | moral | Psicologia Moral

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as representações de jovens homens e mulheres, de dois países (Brasil e Espanha), em suas narrativas sobre o amor e o modo como enfrentaram e vivenciaram os conflitos cotidianos que envolvem esse sentimento. Serão um total de 200 jovens divididos em dois grupos de 100 (100 brasileiros e 100 espanhóis) entre 18 e 24 anos, frequentadores do ensino universitário, que se distribuirão internamente cada um da seguinte forma quanto a orientação afetivo-sexual e gênero/sexo: 50 heterossexuais (25 homens e 25 mulheres); 25 gays (homens); 25 lésbicas (mulheres). Será aplicado um questionário com questões fechadas e abertas respondidas por escrito, com o propósito de identificar características gerais dos grupos e realizaremos entrevistas narrativas com 24 desses participantes (12 de cada país, distribuídos em três por cada grupo de orientação afetivo-sexual e gênero-sexo) que solicitará aos participantes que sejam narrados conflitos amorosos vivenciados ou que tenham conhecimento. A análise será orientada pela definição de modelo organizador, destacando seus componentes: os elementos abstraídos e retidos como significativos; os significados atribuídos aos elementos e as implicações e/ou relações entre elementos e significados. Estabeleceremos ainda relações entre os distintos países e, por sua vez, entre os grupos de orientação afetivo-sexual (heterossexual, gay e lésbico) e a categoria gênero (homens e mulheres). Assim, trabalharemos numa vertente qualitativa, no qual as unidades de análise e o seu agrupamento emergem das respostas dadas e não são prévias, e com aspectos quantitativos (frequência) dos modelos organizadores sobre as situações de conflitos amorosos e seus consequentes significados sobre o amor. (AU)

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