Busca avançada
Ano de início
Entree

Website da educação permanente e humanização: da interação na rede ao fortalecimento regional do Sistema Único de Saúde

Resumo

Os avanços da atenção básica e o esforço de construir as redes de atenção à saúde e a regionalização do SUS dependem de equipes técnicas capacitadas e lideranças motivadas para promover mudanças. Este projeto tem como foco a construção coletiva de um site para a disseminação das Políticas de Educação Permanente e de Humanização por meio da instância do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) dos trabalhadores municipais da abrangência de 26 municípios da Regional XIII, cujo principal desafio será também agregar inovações tecnológicas que possibilitem avanços ao processo de aprendizagem independente dos trabalhadores da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa mediatizada pela metodologia da pesquisa-ação. Serão convidados a integrar da pesquisa, membros do NEPH, com o número estimado de 40 pessoas, entre eles: articuladores da atenção, básica, interlocutores da educação permanente, trabalhadores da saúde, representantes de instituições de saúde e da educação da região, que participam das reuniões mensais há pelo menos 6 meses. Para coleta de dados serão utilizadas: as informações contidas no site que foram postadas pelos internautas, as entrevistas semiestruturadas e focalizadas aos interlocutores do NEPH, os grupos focais, além do diário de campo. Espera-se que esta pesquisa possa subsidiar a disseminação de políticas públicas de educação permanente e humanização que contemplem a qualificação de profissionais para o fortalecimento e implementação das redes de atenção regional de saúde e construção de saberes na área pedagógica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LETÍCIA LOPES DORNELES; VIVIAN DO PRADO MARTINS; CAROLINE SILVA MORELATO; FERNANDA DOS SANTOS NOGUEIRA DE GOES; LUCIANA MARA MONTI FONSECA; ROSANGELA ANDRADE AUKAR DE CAMARGO. Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, . (14/50033-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.