Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do extrato hidroalcoólico de folhas de Qualea grandiflora: avaliação fitoquímica e efeitos na expressão de proteínas envolvidas em processos inflamatórios

Resumo

O emprego terapêutico de plantas medicinais para prevenção e manutenção da saúde vem crescendo diariamente, e este aumento pode estar relacionado devido a crenças existentes de que um produto natural não proporciona malefícios. Entretanto, para o uso adequado das plantas medicinais é vital o conhecimento de seus componentes ativos e de suas potencialidades tóxicas e terapêuticas. Algumas aplicações na medicina popular, para as folhas de Qualea grandiflora, são referentes a doenças de origem inflamatória. Algumas moléculas envolvidas em processos inflamatórios, tanto na destruição tecidual como no processo de reparo, são as chamadas metaloproteinases de matriz (MMPs). Dessa maneira o propósito deste estudo é caracterizar quimicamente os componentes presentes no extrato hidroalcoólico de folhas de Q. grandiflora e avaliar a influência desse extrato em fibroblastos e pré-osteoblastos, com foco na atividade e regulação das MMPs e seus inibidores (também chamados de TIMP). Será realizada a caracterização do extrato de Q. grandiflora por meio do processo de triagem cromatográfica que consistirá na coleta das folhas sadias, secagem e pulverização, percolação em etanol 70%, partição em solventes. A caracterização do extrato será realizada por meio da identificação dos compostos nele presentes por HPLC-PAD-MS; além disto, será realizada a quantificação de marcadores químicos selecionados por HPLC-PAD. Para os testes de citotoxicidade os fibroblastos e pré-osteoblastos serão cultivados em meio de cultura com diferentes concentrações (extrato bruto; 1:10; 1:100; 1:1000; 1:10000) do extrato de folhas de Q. grandiflora. Decorrido os períodos de 24, 48, 72 e 96 horas após o tratamento com as diferentes concentrações do extrato, será mensurada a viabilidade celular por meio dos testes de redução do MTT (brometo de 3-(4,5-dimetiltiazol-2-yl)-2,5-difeniltetrazólio) e incorporção do cristal violeta. Uma parte das amostras coletadas será utilizada para a análise das MMP-2 e 9, que será realizada por meio da zimografia, e a expressão da proteína TIMP-2 será feita pelo método de Western Blot. Realizaremos o RT-PCR para quantificar os transcritos (RNAm) das MMPs-2 e 9 e TIMP-2. Os valores serão analisados pelo método ANOVA, complementado pelo teste de Tukey e análise de Kruskal-Wallis complementada pelo teste de Dunn, quando obedecerem à distribuição normal e não-normal, respectivamente. O nível de significância adotado será o de 5% (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA SILVA NEUBERN DE OLIVEIRA; CINTIA KAZUKO TOKUHARA; FLÁVIA AMADEU DE OLIVEIRA; MÁRCIA SIRLENE ZARDIN GRAEFF; ZOHAIB NISAR KHAN; LUIZ LEONARDO SALDANHA; ANNE LÍGIA DOKKEDAL; RODRIGO CARDOSO DE OLIVEIRA. Effects of Qualea grandiflora Extract on the Expression of MMP-14 and HIF-1α in Cultured Fibroblasts and Preosteoblasts. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 64, . (14/20656-0, 14/05234-2)
SANTESSO, MARIANA R.; OLIVEIRA, FLAVIA A.; TOKUHARA, CINTIA K.; OLIVEIRA, GABRIELA S. N.; LEVY, FLAVIA M.; ANTONIO, LIGIA S.; BUZALAF, MARILIA A. R.; OLIVEIRA, RODRIGO C.. Fluoride effects on cell viability and ENaC expression in kidney epithelial cells. TOXICOLOGY MECHANISMS AND METHODS, v. 31, n. 8, p. 566-571, . (14/05234-2, 16/08890-3)
NEUBERN DE OLIVEIRA, GABRIELA SILVA; TOKUHARA, CINTIA KAZUKO; DE OLIVEIRA, FLAVIA AMADEU; ZARDIN GRAEFF, MARCIA SIRLENE; KHAN, ZOHAIB NISAR; SALDANHA, LUIZ LEONARDO; DOKKEDAL, ANNE LIGIA; DE OLIVEIRA, RODRIGO CARDOSO. Effects of Qualea grandiflora Extract on the Expression of MMP-14 and HIF-1 alpha in Cultured Fibroblasts and Preosteoblasts. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 64, . (14/05234-2, 14/20656-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.