Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos nucleossomos circulantes e a influência in vitro da sinvastatina nas propriedades adesivas e quimiotáticas de neutrófilos em pacientes com tromboembolismo venoso

Resumo

A participação dos neutrófilos tem sido avaliada em modelos animais de trombose, contudo a importância dessas células na fisiopatologia do tromboembolismo venoso (TEV) em humanos não está estabelecida. Um evento chave durante o processo inflamatório é o recrutamento de leucócitos nos locais de inflamação, que frequentemente é iniciado pela adesão destas células ao endotélio. A adesão ao endotélio e infiltração dessas células em áreas de inflamação são mediadas por várias moléculas de adesão celular (CAMs), incluindo as selectinas, integrinas e seus ligantes. O recrutamento dos neutrófilos inclui o rolamento mediado pela selectina, a ativação da célula e a adesão ao endotélio mediada pela integrina ²2. A ativação dos neutrófilos também pode levar a formação de redes extracelulares de neutrófilos (NETs), e a exposição de nucleossomas sobre estes NETs, contribuindo para a ativação da coagulação in vivo e o desenvolvimento do TEV em modelo animal. O objetivo deste trabalho é avaliar atividade inflamatória dos neutrófilos em pacientes com TEV e sequelas da doença. A atividade dos neutrófilos dos pacientes será avaliada através da determinação de suas propriedades adesivas e quimiotáticas, da quantificação dos nucleossomos circulantes como marcador de NETs e da liberação de espécies reativas de oxigênio. Será avaliado ainda o potencial protetor da sinvastatina em relação a atividade dos neutrófilos in vitro. A compreensão do papel dos neutrófilos no processo fisiopatológico do TEV pode ter implicações para o tratamento e prevenção da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAPPONI, KIARA C. S.; ORSI, FERNANDA A.; CUNHA, JOSE LUIZ R.; DE BRITO, INGRID R.; ROMANO, ANNA VIRGINIA C.; BITTAR, LUIS FERNANDO; DE PAULA, ERICH VINICIUS; PENTEADO, CARLA F.; MONTALVAO, SILMARA; ANNICHINO-BIZZACCHI, JOYCE MARIA. Neutrophil activation and circulating neutrophil extracellular traps are increased in venous thromboembolism patients for at least one year after the clinical event. JOURNAL OF THROMBOSIS AND THROMBOLYSIS, v. 53, n. 1, . (13/26244-3, 13/22981-3, 16/14172-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: