Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eventual atividade antineoplásica da tributirina associada ou não ao sorafenibe em ratos Fischer 344 e Nude rowett

Resumo

Dentre os cânceres, o hepatocarcinoma celular (HCC) é o quinto mais frequente e a terceira maior causa de mortalidade no mundo, visto que apresenta alta taxa de recidiva. Sendo assim, além do tratamento da neoplasia primária, torna-se importante a associação de estratégias quimiopreventivas para minimizar a reincidência do mesmo.A tributirina (TB) demonstrou atividade quimiopreventiva quando administrada durante as fases de iniciação e promoção ou somente promoção da hepatocarcinogênese experimental. Houve redução da incidência e do tamanho das lesões pré-neoplásicas, bem como, indução de apoptose e hiperacetilação de histonas. O Sorafenibe é um quimioterápico eficaz no tratamento de vários tipos de neoplasias, dentre as quais o HCC. No entanto, observaram-se casos de resistência ao tratamento. Assim, pretende-se avaliar a eventual ação antineoplásica da TB associada (ou não) ao Sorafenibe na etapa de progressão da hepatocarcinogênese. Espera-se que a associação potencialize o efeito do fármaco quimioterápico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO, FERNANDO SALVADOR; HEIDOR, RENATO; POGRIBNY, IGOR P.. Nutritional Epigenetics and the Prevention of Hepatocellular Carcinoma with Bioactive Food Constituents. NUTRITION AND CANCER-AN INTERNATIONAL JOURNAL, v. 68, n. 5, p. 719-733, . (13/20477-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.