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Comportamento do consumidor de alimentos de conveniência: um estudo sobre o consumo paulista

Processo: 13/21390-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2014 - 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Mario Otavio Batalha
Beneficiário:Mario Otavio Batalha
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Lívia Maria Borges Raimundo ; Pierre Sans
Assunto(s):Comportamento do consumidor  Hábitos alimentares  Alimentos convenientes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento do consumidor | Consumo de alimentos | conveniência | Gestão de Sistemas Agroindusriais

Resumo

A tendência por conveniência é impulsionada pelo desejo de criar mais tempo livre, o qual se reflete no preparo e no consumo de alimentos. Mudanças nos hábitos alimentares, mudanças nas atitudes em relação ao ato de cozinhar e estilos de vida cada vez mais atribulados promovem a demanda por alimentos que auxiliem os consumidores em minimizar o tempo e os esforços físicos e mentais demandados em sua na preparação, consumo e limpeza requerida. O Brasil carece de estudos sobre essa tendência, o que torna interessante o desenvolvimento de uma tipologia alimentar dos consumidores de alimentos de conveniência, baseada num modelo analítico de para avaliar hábitos de consumo, o qual elenque os principais fatores determinantes desse consumo desses produtos e explique sua interação. Esta pesquisa pretende investigar formas de compra, métodos de preparo, aspectos de qualidade, situações de consumo e motivos de compra dos alimentos de conveniência tradicionais, visando gerar informações que permitam aos agentes socioeconômicos das cadeias agroalimentares incrementarem suas competitividades. Os métodos incluem pesquisa bibliográfica sobre o tema, seguida de survey a ser realizado com consumidores residentes no estado de São Paulo, o qual buscará testar suas atitudes em relação à conveniência. Os dados serão tratados com a técnica de modelagem de equações estruturais, a fim de para testar as hipóteses propostas. Espera-se assim determinar quais principais fatores que estão sustentando o crescimento da tendência de consumo de produtos alimentares de conveniência, bem como propor uma tipologia para os produtos alimentares de conveniência disponíveis no mercado brasileiro, baseada na percepção dos consumidores sobre tais produtos. (AU)

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