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Metodologias inovadoras no ensino de graduação em comunicação e artes

Processo: 14/06247-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 04 de maio de 2014 - 11 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Raquel Cabral
Beneficiário:Raquel Cabral
Pesquisador visitante: Ana Maria Cortijo Sánchez
Inst. do pesquisador visitante: Universidad de Sevilla (US), Espanha
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Relações públicas  Empreendedorismo  Inovação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Empreendedorismo | Ensino de Relações Públicas | Inovação | interculturalidade | Metodologias inovadoras | Relações Públicas

Resumo

O mundo está mudando. A atual situação econômica e social tem afetado não só o mercado, mas também o modo como a sociedade enfrentará suas problemáticas e potencialidades num futuro imediato ou em longo prazo. O ensino ou a formação de modo geral está se convertendo na chave para se manter um posicionamento de liderança social e econômica no mundo. Este novo modelo sustenta que todos temos que contribuir para criá-lo e a comunicação adquire uma relevância especial, no sentido de promover a transparência, a acessibilidade à informação e a colaboração para a experimentação de talentos e a transmissão de novos valores e mensagens. A pesquisa vincula-se a um projeto denominado "DE LA CLASSE A LA CUENTA: DA CLASSE AO MERCADO", em parceria com a Universidade de Sevilha (Espanha), a qual já possui 19 edições de experiência formativa, pioneira com alunos de Publicidade e Relações Públicas do curso de graduação nesta mesma universidade. Neste desafio, os alunos vivenciam seu primeiro encontro com um cliente real, sem visar lucro, organizados em pequenas agências para oferecer uma proposta de comunicação integrada. Durante este curso, os estudantes seguem um processo teórico-prático acerca da profissão que lhes dará condições para atuar em sua futura vida profissional e contribuir para a construção de um novo modelo de formação que implica na relação direta entre os alunos das áreas de Comunicação e Artes e o mercado. A UNESP pretende consolidar esta pesquisa conjunta como experiência investigativa relacionada com uma metodologia de ensino que envolve empreendedorismo, educação, inovação e internacionalização. Vale ressaltar, sobretudo, que se trata de uma experiência de internacionalização da pesquisa, na medida em que estão previstas partilha de informação e conhecimento entre as instituições a partir da aplicação desta metodologia aos alunos dos cursos de graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, levando-se em conta aspectos sócio-políticos, econômicos e culturais de ambos os países. Cabe considerar que esta experiência proporcionará uma aprendizagem e integração linguística, que também implicará na aquisição de uma bagagem cultural e visão complexa da realidade das organizações contemporâneas. Sem dúvida, esta parceria se consolidará com desenvolvimento de uma pesquisa integrada que prevê a implantação de novo modelo de formação superior que implica na relação direta entre os alunos e o mercado, baseado em metodologias inovadoras de ensino. Neste sentido, pretende- se: a) constituir um ponto de encontro para a reflexão sobre a função social da universidade, a qualidade da formação oferecida e a geração do espírito empreendedor; b) criar um observatório que nos permita analisar o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos nossos alunos, bem como experimentar a evolução da comunicação e das artes; c) realizar por meio de agências experimentais programas de comunicação a partir dos esforços e conhecimentos de todos aqueles que participarem do curso (alunos, docentes, organizações, patrocinadores, profissionais e agências); d) elaborar campanhas de comunicação a partir de enfoques interculturais (Brasil e Espanha), no sentido de refletir sobre as relações sugeridas pela globalização das organizações, como proposta de internacionalização do ensino, pesquisa e extensão; e) desenvolvimento de ferramentas e plataformas de trabalho online, com características de ensino a distância (EAD). (AU)

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